Uma das maiores vozes do país se cala nesta quarta-feira (09): morre Gal Costa aos 77 anos
A equipe de Gal Costa informou na manhã desta quarta-feira, 09, que a cantora faleceu e a causa da morte ainda é desconhecida. Uma das maiores vozes do país.
Gal passou por uma cirurgia em setembro, após apresentação no Coala, festival de música em São Paulo, para retirar um nódulo na fossa nasal direita, tendo que se afastar dos palcos por recomendação médica. A cantora não voltou a se apresentar depois, mas tinha uma turnê marcada para dezembro e janeiro.
Ela era uma das atrações do festival Primavera Sound, no último fim de semana, mas a apresentação foi cancelada de última hora.
História
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi a voz de clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.
Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.
O último álbum lançado foi “Nenhuma Dor”, em 2021, quando regravou músicas como “Meu Bem, Meu Mal”, “Juventude Transviada” e “Coração Vagabundo”, com cantores como Seu Jorge, Tim Bernardes e Criolo.
Ela deixa o filho Gabriel, de 17 anos, que inspirou o último álbum de inéditas.
fonte G1