Viana: alimentação saudável à mesa

today15 de abril de 2015
remove_red_eye871

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde trouxe o tema ‘Segurança Alimentar’ como foco para discussões e debates. Pensando no tema, a Prefeitura de Viana destaca o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que por meio da parceria com o município, beneficia diretamentre 2.300 famílias de Viana em situação de insegurança alimentar, com produtos saudáveis vindos diretamente da agricultura familiar.

A execução do programa em Viana é realizado por meio da modalidade de compra com doação simultânea, onde agricultores familiares cadastrados fornecem os alimentos de produção própria às entidades da rede socioassistencial de Viana. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar do município, uma vez que o agricultor recebe do Governo uma quantia mensal para produção do alimento.

“O PAA é uma politica pública de grande importância no município, que beneficia o pequeno agricultor e as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional”, enfatiza a coordenadora do PAA em Viana, Brunela de Souza Valiatti.

Mais do que apenas o acesso à alimentação, o Programa de Aquisição de Alimentos ainda induz a uma alimentação saudável aos munícipes que consomem os produtos, já que são doados apenas alimentos naturais produzidos pela agricultura familiar, como frutas, hortaliças e legumes diversos, “Todos os alimentos são retirados da terra, produtos naturais e que promovem uma alimentação balanceada e saudável, como banana, abacate, entre outras frutas e verduras”, enfatiza Brunela.

Atualmente o PAA do município possui 31 beneficiários fornecedores (agricultores familiares), e dez beneficiários consumidores (entidades socioassistenciais). As entidades beneficiadas são: Apae de Viana, Associação Beneficente Dorcas, a Associação Cultural Esportiva – Aceeran-Vankate, Associação Missão pela Vida, Projeto Social Coração Aberto, Instituto Neemias, Obras Social Fraternal de Marcílio de Noronha, Instituto Lar Família Feliz, CAP e Lar Genoveva.

Por Ascom Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*