Covid-19 | Vídeo de paciente recuperado emociona profissionais de hospital

today29 de março de 2022
remove_red_eye667

A rotina de uma das equipes do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, precisou ser quebrada por alguns minutos na última terça-feira (22), mas por um motivo muito especial. Eles assistiram a um vídeo de agradecimento enviado por familiares de João Rafael Gonçalves, 54 anos. Ele precisou ficar seis meses internado no hospital por causa da Covid-19 e, no vídeo, a família agradece toda a dedicação e o empenho dos profissionais do Jayme, durante o tratamento. 

Quase sete meses após ter tido alta, João Rafael Gonçalves já leva uma vida praticamente normal e quem conta um pouco dessa história é a filha dele, Juliane Rafael Gonçalves. “A ideia de mandar um vídeo para os profissionais do Jayme foi por causa de todo o amor, afeto e atenção que deram ao meu pai, durante o tempo em que ele ficou internado. Somos muito gratos pelo profissionalismo que tiverem conosco. Papai hoje continua fazendo fisioterapia, mas já dirige pelo bairro e tem uma vida quase normal. Posso dizer que ele nasceu de novo, graças a Deus e aos cuidados que ele teve durante todo o tempo em que ficou internado no Jayme”, contou. 

O compartilhamento do vídeo faz parte do “Projeto Gratidão”, criado pelo Hospital Dr. Jayme, por meio da Equipe Multidisciplinar, e que tem como objetivo levar aos profissionais a reação e o sentimento dos familiares atendidos. “É um projeto muito positivo e que trabalha na valorização dos profissionais. Sempre cuidamos de todos com muito carinho e receber um elogio, um reconhecimento pelo trabalho prestado nos enche de orgulho e nos incentiva a sermos cada vez melhores”, disse a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Nívia Pereira.

Reação da equipe ao assistir ao vídeo 
Entre os profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Amarela B que assistiram ao vídeo está o médico intensivista Fabiano Sartori. “É muito gratificante ver como o paciente está hoje e lembrar da evolução que ele teve na UTI, da extrema gravidade que ele ficou e das complicações que teve. Foi uma família muito presente. É bom saber como o paciente está hoje”, comentou o médico. 

A enfermeira Elizabete Pimentel também viu o vídeo e disse ter ficado muito contente. “O sentimento é de gratidão. Na enfermagem, a primeira coisa que temos que ter em mente é trabalhar por amor. Estamos sempre cuidando de um ente de alguém, de um amor de alguém. É ter muita gratidão e pedir a Deus que nos dê força para continuar no caminho certo”, completou. 

O vínculo de amor formado entre a equipe do Hospital Dr. Jayme e o paciente foi tão grande que a técnica em enfermagem Viviane Brito tratou o senhor João como um pai: “Para mim, foi gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido pelo próprio paciente e familiares. Vê-lo caminhando me traz o sentimento de que tudo valeu a pena. É saber que o próprio Deus existe, pois o seu João nasceu de novo. Quando o recebemos aqui na UTI, eu disse que ele poderia ficar tranquilo, pois não iria tratá-lo como uma técnica de enfermagem, mas como uma filha, pois para mim ele seria como um pai. Cuidar dele foi algo que não tem preço e toda vez que lembro dele, fico muito emocionada. Até já estive na casa dele para tomar um café da tarde”, comentou Viviane Brito. 

A exibição da recuperação do paciente João Rafael Gonçalves também marcou o fisioterapeuta Alexsandro dos Santos: “Receber o reconhecimento do senhor João e ver como tem sido a recuperação dele pós-hospital é algo que dá sentido ao trabalho que a gente faz na UTI. Todo o esforço da equipe é essencial. Como fisioterapeuta, ver a recuperação física dele é incrivelmente satisfatório, pois toda a estratégia do trabalho da equipe mostra a importância de já ir preparando o paciente para a fase pós-hospitalar. O vídeo foi para mim uma das melhoras coisas que poderia receber. Foi um presente e tanto ver a recuperação dele”, disse Alexsandro dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*