Vitória Apart Hospital adquire equipamento para tratar doenças do intestino delgado

today17 de setembro de 2014
remove_red_eye1124

O Centro de Cirurgia e Coloproctologia do Vitória Apart Hospital conta agora com um enteroscópio de duplo balão, equipamento que permite visualizar endoscopicamente o intestino delgado, possibilitando que o diagnóstico e o tratamento de patologias sejam feitos sem a necessidade de cirurgia.

Como parte do tubo digestivo é inacessível à endoscopia digestiva alta e à colonoscopia, os procedimentos, em sua maioria, exigiam o ato cirúrgico.

De acordo com o doutor Leonardo Gama, hemorragias digestivas médias ou obscuras, pólipos, Doença de Crohn, doença celíaca, diarreias sem etiologia aparente e anemias a esclarecer, entre outras, hoje podem ser diagnosticadas e tratadas através do enteroscópio. “O aparelho age de maneira menos invasiva que a cirurgia, oferece bons resultados e possui baixo índice de complicação”, explica o médico.

O procedimento é realizado habitualmente sob sedação anestésica, com duração entre 45 minutos e 3 horas, dependendo da complexidade do exame, da sua indicação e da necessidade de efetuar outros procedimentos terapêuticos, como dilatações e colocações de próteses.

No procedimento, um tubo flexível (enteroscópio) é introduzido através da boca ou do reto, com auxílio de um overtube, de modo a visualizar a maior extensão possível do intestino delgado.

A visualização ocorre porque o equipamento possui uma pequena câmera de vídeo em sua extremidade, transmitindo a imagem para um monitor. Através do seu canal de tratamento é possível utilizar todo o tipo de acessório para diagnóstico e tratar as doenças do intestino delgado.

Fonte Rita Diascanio
Contatus Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*