VITÓRIA | Inscrições abertas para capacitação para turismo de observação de baleias

today9 de junho de 2022
remove_red_eye86

O projeto Amigos da Jubarte abre inscrições para capacitação de agentes de turismo náutico trabalharem com a observação de baleias e golfinhos. O evento será realizado na próxima sexta-feira (10), das 17 às 21h, no auditório do Sebrae, em Vitória. 

A capacitação é destinada a guias e agentes de turismo, empresários, donos de embarcações, gestores públicos, estudantes de oceanografia, biologia, medicina veterinária e turismo. Além de ambientalistas e amantes da vida marinha,  praticantes de canoa havaiana, nadadores, surfistas e outros esportistas; membros de ONGs e projetos socioambientais; educadores, professores e pedagogos. 

A realização desta programação no mês de junho acontece por conta do início da temporada reprodutiva das baleias-jubarte que começa em julho. Este é o período quando as baleias procuram as águas quentes do litoral brasileiro para se reproduzirem e prossegue até meados de outubro.

Diante disso, o Jubarte.Lab e convidados estarão capacitando e treinando agentes da cadeia do turismo regional. As normas de avistamento de cetáceos, ecologia e biologia dos animais da fauna marinha capixaba, segurança no mar, turismo sustentável e a observação de fauna como ferramenta de conservação, dentre outros temas pertinentes a esse tipo de atividade ecoturística serão abordados na capacitação.

De acordo com o presidente do Instituto O Canal, Sandro Firmino, a iniciativa serve para dar continuidade ao processo de ordenamento da operação e prática do turismo de observação de baleias no litoral capixaba, sobretudo na aplicação das normas de avistamento de baleias e golfinhos. Isso requer conhecimentos específicos, uma vez que envolve espaço de aproximação e tempo de permanência, obedecendo às leis de proteção aos cetáceos. 

Em 2021, cerca de 1000 turistas tiveram a oportunidade de vivenciar a observação de baleias em Vitória. Em 2022, a expectativa é que as agências atendam aproximadamente 1.500 turistas de toda parte do Brasil e do exterior. “Vitória é a capital do país mais acessível para o turismo náutico de observação de baleias. Para a atividade de formação, os convidados possuem uma vasta experiência no turismo sustentável e de aventuras. Essa é a oportunidade de contribuir no processo de conhecimento das redes de guias, agências e operadoras de turismo no estado”, finaliza Firmino. 

Além do conteúdo de novas práticas do turismo natural com os palestrantes, Marianne de Oliveira e Gustavo Pinto, o projeto terá a participação da Coordenadora do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), Fábia Luna , que vai falar mais sobre as leis de proteção aos cetáceos, impactos antrópicos, normas de avistamento que envolve distanciamento e permanência próximo ao cetáceos. 

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Evandro Figueiredo, esse tipo de capacitação é essencial e amplia a qualidade do turismo de observação de baleias na capital. “Vitória tem se tornado ano após ano referência no turismo de observação das baleias, temos recebido turistas do Brasil inteiro e precisamos continuar nos qualificando para melhorar cada vez mais o atendimento deste público, por isso essa qualificação é tão importante e necessária”, ressalta Figueiredo.

O projeto “Amigos da Jubarte” é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a CDTIV e outras instituições.

Inscrições
As inscrições do evento são gratuitas e limitadas, e poderão ser feitas por meio deste formulário.

Aos interessados que quiserem fazer os passeios de baleias acesse: www.queroverbaleia.com

foto divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*