Vitória terá mais de 800 condomínios fazendo coleta seletiva

today17 de junho de 2021
remove_red_eye146

Vitória está prestes a ultrapassar a marca de 800 condomínios cadastrados para fazer a coleta seletiva na cidade. Esse número deve ser atingido com a parceria firmada pela Central de Serviços com a Associação de Moradores do Barro Vermelho e Santa Luiza.

O número de prédios realizando a separação dos resíduos nos dois bairros deve chegar a 83. A expectativa é que, com a adesão desses novos condomínios, o volume arrecadado aumente, passando das atuais 210 toneladas/mês para 220 toneladas.

“Para nós, o aumento da quantidade coletada representa mais resíduos de qualidade e, consequentemente, mais geração de emprego e renda para os membros de cada uma das quatro associações de catadores de materiais recicláveis existentes em Vitória”, disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

A orientação dada à equipe responsável pela coleta seletiva é de intensificar as parcerias, visando ampliar o número de condomínios participantes e apoiadores dessa ideia.

“A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo”, ressaltou Amorim.

Conscientização
A decisão de reciclar precisa ser tomada pelos moradores de um condomínio. Para isso, a Central de Serviços presta orientações e operacionaliza o encaminhamento dos materiais recolhidos. “Quem tiver interesse em implementar a coleta seletiva deve acionar o serviço por meio do 156 ou aplicativo Vitória Online”, informou o subsecretário de Serviços Urbanos, Leandro Moulin, responsável pela condução do projeto.

Para ele, a quantidade de condomínios e residências que realizam efetivamente a coleta seletiva ainda é pequena em Vitória: cerca de 759 condomínios. “Toda a equipe está empenhada na ampliação e no fomento de ações que resultem em novas parcerias para ampliação da coleta seletiva”, destacou Moulin.

Balanço
Por dia, são geradas 300 toneladas de lixo em Vitória. Desse total, 8,1 toneladas são retiradas pela equipe de coleta seletiva e destinadas às associações cadastradas em Vitória, o que representa 2,7% dos resíduos.

Em países de primeiro mundo, como Noruega e Dinamarca, esse percentual chega a mais de 70% do lixo produzido.

De janeiro a abril deste ano, foram recolhidas pela coleta seletiva 603,1 toneladas, sendo que 302,4 foram destinadas às associações:
Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare), que conta com 16 catadores beneficiados;
Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), com 13;
– Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (AMARV), com 11;
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Capixaba, com 11.

por Rosa Blackman/PMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*