Espírito Santo é parceiro da União em política para idosos

today2 de dezembro de 2014
remove_red_eye129

Na manhã desta segunda-feira (01), os direitos da pessoa idosa estiveram em pauta com a adesão do Governo do Espírito Santo ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo. O governador Renato Casagrande assinou o documento em seu gabinete, no Palácio Anchieta.

Este é um acordo para fortalecer a parceria entre União, estados, municípios e sociedade civil em ações que valorizem, promovam e defendam os direitos daqueles que já passaram dos 60 anos de idade.

Durante a solenidade, também foi assinado o decreto que institui o Compromisso Estadual para o Envelhecimento Ativo e foi criada a Comissão Intersetorial, responsável por monitorar e avaliar ações que promovam a articulação de órgãos e entidades públicas em benefício da pessoa idosa.

“São novas etapas na implantação de ações integradas do Governo do Estado para dar mais qualidade de vida aos idosos. Há outra medida importante que tramita e depende da aprovação da Assembleia Legislativa – a modificação do artigo 229 da Constituição Estadual –, que estende a gratuidade aos ônibus intermunicipais para atender aos maiores de 65 anos, menores de cinco e às pessoas com deficiência. Tudo, para garantir mais igualdade entre os cidadãos do Espírito Santo”, destacou o governador Renato Casagrande.

Direitos
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, esses documentos somam forças dos governos. “A finalidade é desenvolver ações que beneficiem a pessoa idosa e garantam seus direitos, permitindo ao idoso ter autonomia”, declarou a secretária.

Ainda no gabinete do governador, os novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi) tomaram posse para o biênio 2014/2016. Eles serão responsáveis por fiscalizar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais dessa parcela da população.

A presidente do Ceddipi, Augusta Scárdua, encerrou seu mandato agradecendo aos conselheiros pelo apoio durante sua gestão. “Quero muito agradecer a todos os membros do conselho que tanto me apoiaram neste rico trabalho que desenvolvemos nestes dois anos. Alcançamos importantes conquistas e com a assinatura destes documentos, chegaremos ainda mais longe”, afirmou Augusta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*