Projeto busca resgatar antigas brincadeiras infantis em Guaçuí

today5 de julho de 2019
remove_red_eye694

As crianças, hoje em dia, estão totalmente conectadas com as novas tecnologias e muitas nem imaginam como era brincar na época de seus pais e avós. Atenta a esta realidade, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí (Semcultes), vai realizar o projeto “Brincando em Família” que visa, justamente, recordar antigas brincadeiras.

A primeira edição do projeto está marcada para acontecer neste domingo (7), a partir das 8 horas da manhã, na Avenida Agenor Luiz Thomé (Beira Rio). E conforme destaca a Semcultes, não será um evento apenas para as crianças, mas para todas as idades, já que tem esse objetivo de resgatar antigos jogos e brincadeiras, como pião, boleba, corrida de tampinha, pula corda, elástico, cantigas de roda, corrida de pneus, entre outros.

Conforme coloca o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, o “Brincando em Família” quer dar sua colaboração para tirar o foco das crianças dos brinquedos e jogos tecnológicos. “A ideia é fazer a criança dividir esse foco com as brincadeiras antigas e, para isso, é importante a participação das famílias, principalmente, pais e responsáveis, o que justifica o nome do projeto: Brincando em Família, por  isso, é importante a participação dos pais, porque são eles que vão ajudar a mostrar como eram as brincadeiras no seu tempo de criança, o que também trabalha a interação familiar”, enfatiza.

O superintendente de Esportes, Marcus Lessa, que está à frente da coordenação da iniciativa, destaca que os brinquedos eletrônicos “sugam a infância das crianças de hoje em dia”. E, segundo ele, a ideia partiu, pela primeira vez, do vereador Paulinho do Vitalino, que chamou a atenção para essa questão das crianças não brincarem mais como antigamente, presas ao que é eletrônico. “E quando o secretário Leonardo Ridolfi me apresentou o projeto, abraçamos a ideia e chamamos o professor Faraó – que já trabalha com crianças há anos, nas escolas de futebol e atletismo – que achou o máximo, deu novas sugestões e, agora, vamos colocar em prática”, conta.

A ideia inicial é que o “Brincando em Família” aconteça muitas vezes durante o ano. “Inicialmente, o objetivo é que o projeto não aconteça apenas neste domingo, mas se repita durante o ano, e ainda não foram definidas datas para isso. Vamos fazer uma avaliação desse primeiro evento para decidirmos sobre outras datas e a possibilidade de levarmos para outros bairros da cidade”, afirma Marcus Lessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*