Inscrições abertas para a Caravana Grito da Cultura em Anchieta
O município de Anchieta, no sul do Espírito Santo, se prepara para receber nos dias 17, 18 e 19 de outubro a Caravana Grito da Cultura, no Centro Cultural Anchieta, localizado na Avenida Beira Mar. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no link. A Caravana, que irá promover debates, trocas de experiências e valorização da produção cultural local, tem como foco trabalhadores do setor.
A programação contará com intérprete de libras e toda a alimentação para o público será garantida pelo projeto. Com a atividade a ser realizada em Anchieta, vai se concretizar a quinta edição da Caravana em 2025. As três primeiras foram em Cariacica, na Grande Vitória, Aracruz, no norte, Cachoeiro de Itapemirim, no sul, e Conceição da Barra, no extremo norte. A Caravana se encerra em novembro, na Serra.
O projeto busca conhecer a realidade do setor cultural em cada cidade visitada, avaliando investimentos, políticas culturais e condições de trabalho. As Caravanas Grito da Cultura são realizadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo Grito da Cultura.
A produtora cultural Alessandra Barros, do município de Anchieta, afirma que a Caravana é bem-vinda por dar visibilidade às demandas dos trabalhadores da cultura. “Trabalho em cidades pequenas, como Anchieta. A gente se sente meio apagado, não visto, apesar de as cidades do interior terem muitos trabalhadores no setor cultural. Conversar em loco, ver como estão as coisas, ser ouvido e poder levar nossa voz para instâncias maiores é essencial. É questão de visibilidade e apuração das condições de trabalho”, acredita.
Quem também está empolgada com a Caravana Grito da Cultura em Anchieta é a agente cultural comunitária, liderança afro religiosa e representante do Coletivo Guerreiros Valentes, Tia Aline. “Esperamos que a Caravana Grito da Cultura possa fortalecer o desejo de fazer valer os direitos dos trabalhadores da cultura. Além disso, fortalecer e criar laços entre grupos e coletivos do município, conhecendo a história e a vivência de cada um deles”, diz.
As Caravanas Grito da Cultura são realizadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo Grito da Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e indicação de emenda parlamentar do Senador Fabiano Contarato (PT). A primeira edição aconteceu em abril de 2023, em Guarapari, na Grande Vitória, resultando na formulação de uma pauta com diagnóstico e propostas para o setor cultural e além, abrangendo temas como mapeamento do patrimônio, infraestrutura, descentralização cultural e políticas afirmativas.
A Associação Cultura Capixaba (Cuca), fundada em 2015, atua no fortalecimento dos trabalhadores da cultura, promovendo projetos e programas socioculturais. O Grito da Cultura é um movimento de trabalhadores das artes e da cultura, nascido em 2022 para lutar contra o desmonte das políticas públicas de cultura.
Saiba Mais
Como participar? Inscrições pelo link:
Local: Centro Cultural Anchieta, localizado na Avenida Beira Mar, Centro, Anchieta.
Cada Caravana tem duração de três dias. A programação cultural será publicada em breve.
Sexta-feira: Visitas a espaços culturais, grupos e coletivos para reconhecimento do território e mobilização do público.
Sábado: Encontro com trabalhadores da cultura para escuta ativa, aulão sobre política cultural e apresentações de artistas locais.
Domingo: Construção coletiva de propostas, programação cultural e intercâmbio entre cidades, com a participação de um representante da caravana anterior (Conceição da Barra) e um da próxima cidade a receber o evento (Serra).
foto Dan Lopes



