Alunos de Vitória aprendem sobre separação e descarte adequado de resíduos com catadora

today6 de maio de 2021
remove_red_eye374

O meio ambiente agradece! Alunos do 5º ano da Escola Monteiro, na Enseada do Suá, participaram de uma roda de conversa on-line com a catadora Ana Lúcia, da Associação de Materiais Recicláveis de Vitória (Amariv), e tiveram a oportunidade de aprender sobre acondicionamento, separação e descarte adequado de resíduos e a importância da coleta seletiva.

A atividade é uma iniciativa do projeto Vitória Cidade Limpa. A educadora ambiental Osnéia Peccoli destaca que os alunos puderam conhecer a história de vida de Ana Lúcia, que relatou suas conquistas como catadora e o orgulho de ver os filhos na faculdade.

“Foram momentos enriquecedores, que possibilitaram aos alunos maior compreensão sobre acondicionamento, separação e descarte adequado de resíduos e a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, além do papel fundamental do catador nesse processo em nossa cidade”, disse Osnéia.

Desde o início de março, participam desse processo educativo mais de 50 alunos e professores dos 5º anos A e B e as professoras Jackeline Gusman, Kelly Carraretto, Iclea Correa, Izabela Arpini e Nathália Kloss. Diversas atividades foram realizadas em conjunto, como palestras sobre o “Vitória Cidade Limpa”, apresentação do funcionamento e importância da Unidade de Transbordo, bate-papo sobre reaproveitamento e descarte correto de resíduos e rejeitos.

A escola também incentivou a realização da coleta seletiva em casa ou em seu condomínio, além de campanhas sobre como fazer adequadamente a coleta seletiva, consumo consciente e campanhas de doação.

A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental Mata Peludosa, com a unidade de ensino.

Vivência
“Acreditamos e esperamos que esses ensinamentos possam transformar os hábitos, atitudes e valores dos envolvidos com relação à temática dos resíduos e, dessa forma, melhorar a vivência dos alunos com o meio ambiente, compreendendo que os resíduos são responsabilidade de todos e que somos agentes fundamentais para torná-los mais saudáveis e sustentáveis”, destacou a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destaca o trabalho da Educação Ambiental na formação de uma geração mais sensível ao tema. “Se quisermos mudar os hábitos de nossa sociedade, não há outro caminho a não ser da Educação Ambiental forte e atuante. O nosso compromisso deve ser sempre, principalmente, com a educação das crianças e jovens”.

Por Felipe Mansur 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*