Cuidados com os cães e gatos no frio: veja como protegê-los 

today20 de maio de 2022
remove_red_eye413

Especialista expõe dicas que podem ajudar a preservar a saúde dos animais

Com a chegada das baixas temperaturas e tempo seco, não são apenas os humanos que sentem, os animais de estimação também podem sofrer e precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Algumas medidas podem evitar problemas sérios na saúde do pet.  

Exemplos de cuidados essenciais são: garantir que o ambiente onde o cão ou gato dorme seja aquecido, além de mantê-lo seco. Também é preciso estar atento aos animais que ficam fora de casa. O lugar precisa ter uma cobertura para ajudar a manter o interior mais seguro do frio, de chuvas e geadas. “A sugestão é aumentar o conforto do seu pet com cobertores e colchonetes. Outra dica é colocar as casinhas em sentido oposto às correntes de vento, para ajudar a proteger os animais do frio”, orienta o professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, Juarez Júnior. 

O especialista alerta para outros cuidados. “No período de temperaturas baixas, o ideal é realizar a escovação para reduzir a frequência dos banhos e investir em roupinhas com tecido de algodão para cães e gatos de pelagem curta. Além disso, quando for realizar passeio, evite locais com aglomerações de outros animais, e mantenha a vacinação em dia para garantir a saúde dos pets no inverno”, enfatiza Juarez.

O médico veterinário ressalta algumas doenças que podem ser mais comuns no período de frio. “Nas regiões com ventos gelados é comum que os cães tenham uma queda de imunidade e assim podem contrair gripe, traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis), dentre outras enfermidades. É preciso atenção redobrada com os animais idosos e filhotes, pois eles são os mais suscetíveis a doenças do inverno”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*