Ação conjunta entre Polícia Civil e prefeitura de Viana interdita canil clandestino

today17 de agosto de 2023
remove_red_eye300

A manhã desta quinta-feira (17) foi marcada por uma operação conjunta entre a prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), a Polícia Civil, a Delegacia de Meio Ambiente e a CPI dos Maus-Tratos da Assembleia Legislativa, que resultou no embargo de um canil clandestino localizado no bairro Areinha, em Viana.

O local é suspeito por usar matrizes – fêmeas selecionadas para fins de reprodução – e descartar cães quando não tinham mais “utilidade”. A ação iniciou após o estabelecimento irregular ser denunciado por descartar dois cachorros na Avenida Serafim Derenzi, em Vitória. A PC investigou o caso e encontrou ligações entre este canil em Viana e a situação ocorrida na Capital.

Durante a ação, foram encontrados diversos animais, da raça Golden Retriver, de grande valor no mercado, em condições precárias. Foram identificados sete cachorros adultos, sendo todas fêmeas, e mais 10 filhotes.

“O programa de bem-estar animal de Viana, o É o Bicho!, realiza ações contínuas por toda a cidade para fiscalizar quaisquer tipos de negligências e irregularidades. Estávamos monitorando a situação neste canil clandestino, inclusive notificando o proprietário deste espaço a fim de regularizar o local e conceder dignidade aos animais. Retornamos hoje com apoio da Polícia Civil e da CPI de Maus-Tratos para averiguar a atual situação deste espaço e constatamos uma série de desconformidades punidas no rigor da lei”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme Cruz.

“Infelizmente muitas pessoas que fazem venda ilegal de cachorros tem a prática de usar cadelas para reprodução e depois descartar. Isso é um absurdo e abandono é considerado crime de maus-tratos. A infração tem pena de 2 a 5 anos de prisão, pagamento de multa e sanções judiciais”, lembra a deputada Janete de Sá, presidente da CPI de Maus-Tratos contra os animais.

O responsável pelo canil fazia venda dos animais por meio de página na internet. Ele foi conduzido para a delegacia e autuado por crime ambiental, assinou um termo circunstanciado e liberado para responder em liberdade. A investigação continua para apurar eventual crime de maus-tratos.

O secretário destaca ainda que o É o Bicho! está à disposição dos vianenses para denúncias de casos de maus-tratos e negligência a fim de proteger os animais no número (27) 99822-4116.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*