Andamento das obras de restauração da Casa de Câmara e Cadeia em Aracruz

today4 de dezembro de 2014
remove_red_eye1271

Integrando parte do Programa de Restauração e Valorização do Patrimônio Cultural do ES, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, situada em Santa Cruz, distrito de Aracruz, está passando por restauro desde junho deste ano e tem data marcada para conclusão da obra em janeiro de 2015. A obra, tem parceria do Instituto Sincades.

Uma das diretrizes do projeto é tornar o bem tombado totalmente acessível, com inclusão de rampas de acesso, calçada e banheiros adaptados, como forma de inclusão social.

A restauração do imóvel, irá manter as características originais (como esquadrias antigas e estrutura de alvenaria de pedra) e algumas adaptações para o novo uso. A utilização antiga da Casa era destinado à câmara e cadeia, com sala de júri e celas de prisão. Hoje, está sendo restaurado para abrigar o Museu Histórico de Santa Cruz, com sala de exposições, sala para reserva técnica e oficinas e apoio administrativo.

O objetivo do Programa de Restauração e Valorização do Patrimônio Cultural do ES visa Preservar, fortalecer, recuperar  e conservar o patrimônio cultural material do Estado do Espírito Santo, especialmente os bens tombados pelo Conselho Estadual de Cultura – CEC estimulando  as atividades econômicas e culturais e formas de uso e ocupação, onde o patrimônio cultural seja protagonista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*