Entrevista exclusiva com o Coordenador da ESF de Piúma: José Carlos Araújo

today9 de setembro de 2014
remove_red_eye524

O Técnico de Enfermagem José Carlos Machado de Araújo, efetivo no município de Piúma, graduado em gestão de Recursos Humanos, foi convidado pela Secretária de Saúde de Piúma, Francini Marques de Castro Zuqui, para ocupar a vaga de coordenador da ESF (Estratégia Saúde da Família) e aceitou o desafio. José Carlos, através de sua dinâmica, tem conseguido parceria com os servidores da saúde e principalmente com a Secretária de Saúde, que muito tem se empenhado para uma saúde humana e justa, o que tem trago bons resultados.

Jornal Hora Aghá – O que você tem feito para melhorar a saúde da família de Piúma?
José Carlos Machado de Araújo – Entendo que o primeiro passo é a valorização do servidor público, a equipe precisa ter o prazer em realizar suas tarefas e pensando nisso, iniciei os trabalhados promovendo o primeiro encontro motivacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros, onde as equipes estiveram unidas trocando experiência de trabalho e vivência do dia a dia, ressalto que esses encontros serão rotineiros para todos os servidores da ESF. Outra ação minha é acompanhar de perto (nas comunidades) as ações em saúde, conhecer a dificuldade de nossa equipe e também dos nossos usuários do sistema de saúde, só assim terei um diagnóstico para trabalhar o melhor para todos.

JHA – E quanto aos médicos?
JCMA – Estou feliz, pois graças à seriedade e empenho da administração, temos hoje 100% de cobertura do profissional médico atendendo todas as equipes de Saúde da Família em horário integral, além de mais dois médicos 24hs no Hospital Municipal. Quanto aos médicos de minha equipe, já nos reunimos planejando a padronização de atendimento.

JHA – Qual seu maior desafio hoje?
JCMA – Fazer o melhor para nossa população ao que se refere à saúde da família, contribuindo para uma eficácia na administração municipal. Mas, com o apoio que tenho recebido do Prefeito Samuel Zuqui e a Secretária Francini,em parceria com os nossos colaboradores das unidades de saúde venceremos, pois aprendi que com a união se faz a força.

JHA – Qual seu objetivo principal?
JCMA – Garantir que a ESF funcione de forma efetiva na prevenção de doenças, imunização e planejamento familiar.

JHA – Deixe um recado para a população de Piúma.
JCMA – Estamos trabalhando incansavelmente para uma saúde da família melhor para todos, muito já foi feito, mais muito ainda há para se fazer. Estamos, empolgado na ampliação dos nossos serviços, pois há um grande empenho e interesse por parte do prefeito, o que faz toda diferença no processo trabalho/saúde. Estamos trabalhando para dar melhores condições de acesso à população na saúde e melhor condição de trabalho para nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*