ES: Ministro e governador visitam instalações do Portocel em Aracruz

today10 de agosto de 2015
remove_red_eye295

O governador Paulo Hartung e o ministro dos Portos Edinho Araújo visitaram, nesta sexta-feira (07), as instalações do Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel, em Aracruz, e conheceram o projeto de expansão do porto, que responde por 70% da celulose que o Brasil exporta anualmente. O ministro comemorou as mudanças que permitem desenvolvimento no Estado.

“Quando a gente altera poligonais, não é possível mensurar quantos investimentos virão. E é o que comemoramos aqui. O trabalho do governador e da bancada para essa mudança representa muito para o desenvolvimento. O momento é de dificuldades, só se fala em crise, mas esse instante é histórico porque todos sabem como estão as ações, mas sou daqueles que acredita que o Brasil sairá mais forte por causa de suas instituições, o executivo, legislativo e o judiciário. O processo democrático é o que impera no Brasil. Por isso é preciso cuidar de todos. É preciso mostrar a vocação do Estado para os empresários no Brasil. As potencialidades. O Brasil tem jeito, é um pais de gente empreendedora”.

O governador reforçou a importância do empreendimento. “O momento que estamos vivendo é de politica com P maiúsculo. Estou muito feliz com essa visita e os anúncios da retomada da obra de dragagem e derrocagem do porto de Vitória. Precisamos muito e esta obra deverá estar pronta no ano que vem.

Ela vai permitir que 70% dos navios que trafegam no litoral brasileiro tenham acesso ao porto de Vitória. Celebramos também a mudança da poligonal e hoje agradecemos ao ministro essa ação. Estamos fazendo história aqui, viabilizando essa ampliação da Portocel. Mas celebramos mais duas ações do ministro, que está autorizando o terminal da Edison Chouest no Sul do Estado, e também da Itaoca Offshore. É um dia muito alegre para o nosso desenvolvimento. Quando a economia não está bem, temos a oportunidade de aumentar as nossas exportações com esses projetos. Vamos aos EUA no próximo mês e vamos a Singapura ainda este ano para vender o Espírito Santo e o Brasil para atrair novas oportunidades”.

Após a mudança da poligonal de Barra do Riacho em junho deste ano teve inicio a contratação de estudos ambientais, engenharia básica, hidrodinâmica e manobrabilidade do projeto conceitual de expansão do Portocel. A ampliação do terminal está em linha com a visão de longo prazo dos acionistas do porto (Fibria 51% e Cenibra 49%), que avaliarão os estudos e programarão os investimentos para obras que serão divididas em cinco etapas.

“O nosso planejamento é que a expansão seja dividida em cinco etapas e que as obras aconteçam de acordo com o plano estratégico de negócio que inclui a prospecção de cargas realizadas e suas fases de maturação. A nossa intenção é operar com navios de 366 metros. Agradecemos muito ao Governo do Estado e parceiros por terem trabalhado para a mudança da poligonal de Barra do Riacho”, afirmou Patricia Lascosque, diretora-superintendente do Portocel.

O Portocel é especializado na movimentação de produtos florestais, mas, nos últimos anos, vem se dedicando também a outras cargas, aproveitando o potencial e eficiência operacional do terminal. Entre essas cargas estão produtos siderúrgicos, sal, granito, sulfato de sódio, tubos e cargas de projetos.

Também estiveram presentes o vice-governador César Colnago, os deputados estaduais Erik Musso, Luzia Toledo, Janete Sá, Guerino Zanon, os deputados federais Marcus Vicente, Paulo Foletto e Lelo Coimbra, o prefeito de Aracruz Marcelo Coelho, a senadora Rose de Freitas, entre outras autoridades e empresários.

Foto Thiago Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*