Governo do ES publica edital para construção da primeira barragem na região sul
Com o objetivo de promover mais qualidade de vida, além de proporcionar a reservação de água e a dessedentação dos animais, o Governo do Estado – Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – publicou, nessa quinta-feira (22), o edital para a construção de Barragem no Córrego Ribeirão Floresta, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Serão investidos R$ 1,3 milhão na construção da primeira barragem na região sul capixaba. O volume de armazenamento é de 25 mil metros cúbicos de água em uma área alagada de 1,43 hectares.
“Publicamos o edital de mais uma barragem, agora na comunidade de Ribeirão Floresta, na região de Burarama. Uma barragem é fundamental, pois a gente reserva água para que, no momento de escassez, a gente possa fazer o manejo dos recursos hídricos da forma que for necessário. Reservando água para a agricultura, para atender os animais e até mesmo para o embelezamento do local. Nesse momento, o período de chuvas às vezes é curto e as barragens se tornam ainda mais importantes para que possamos armazenar água e dar segurança ao agricultor”, afirmou o governador Renato Casagrande, em vídeo divulgado nas redes sociais.
O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, destacou que esse é um momento importante para o setor no Espírito Santo. “Uma ação que vem ao encontro de uma necessidade da região. Até o final deste ano, vamos publicar mais oito editais para construção de barragens, duas estão em andamento e já entregamos o total de dez barragens. Esse trabalho mostra o compromisso do Governo do Estado e a Seag com o produtor rural e, principalmente, com o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas”.
“Essa é a primeira Barragem que será construída na região sul do Estado. A obra é muito esperada pela comunidade, além de ter um reservatório hídrico, ela terá um grande potencial turístico. Continuamos focados no desenvolvimento e na infraestrutura rural dos municípios capixabas”, ressaltou o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari.