Médica abre museu particular para estudantes em Alfredo Chaves

today7 de novembro de 2014
remove_red_eye639

Alunos das escolas municipais Crubixá e Sagrada Família, localizadas no interior de Alfredo Chaves, foram os primeiros visitantes do museu particular da pediatra Rosangela Bissolli, que fica na sede do distrito de Sagrada Família, em Alfredo Chaves.  Ela pretende abrir o espaço para visitação de alunos das escolas públicas do município e região.

Cerca de 60 estudantes conheceram de perto diversas peças e obras de artes confeccionadas e guardadas pela família há anos. O museu, que recebeu o nome de Recanto das Rosas, foi fundado no lugar que funcionava um alambique da própria família.

Além de peças históricas, há no local uma capela confeccionada em cristais de vidro, uma réplica do Convento da Penha e um presépio que foi fabricado pelo irmão da médica, o engenheiro de profissão e artista autodidata, Robson Bissoli. O presépio é um dos principais atrativos do espaço, movido a água, ele foi confeccionado à mão pelo artista.

As peças despertaram curiosidade nos pequenos visitantes. “Foi uma forma de voltarmos ao passado e conhecermos a história do nosso município”, disseram as alunas da escola municipal Crubixá, Verônica Gotardo Rassine e Viviane Fávero Gotardo.

De acordo com a pediatra, as peças fazem parte da história da sua família e da comunidade de Sagrada Família, onde nasceu e vive até hoje. “As peças representam um pouco a história dos meus antepassados, vindos da Itália, e de histórias da minha comunidade”, disse.

Ela guardou e conserva até hoje diversos livros, ferramentas de trabalho, vestuários, utensílios domésticos e santos de seus familiares e de comunidades onde atuou como médica. “Aqui tem a história da minha família e do município. Guardo com muito carinho para que as futuras gerações possam reviver a história”, destacou.

Ao final da visita ao museu, os alunos conheceram a igreja centenária da Sagrada Família, que foi eleita uma das Sete Maravilhas de Alfredo Chaves. A visita foi monitorada pelos professores e diretores das instituições de ensino.

A ideia de visita ao Recanto das Rosas partiu da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Alfredo Chaves e foi abraçada pelos diretores das escolas municipais com apoio da médica proprietária. “É uma forma das nossas crianças conhecerem parte da história de Alfredo Chaves, quem foi se perdendo ao longo do tempo”, lembra Rosangela. Outras escolas já agendaram a visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*