Teatro em Viana é ferramenta de superação para crianças

today14 de maio de 2015
remove_red_eye267

É por meio da diversão que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viana Sede está ajudando 26 crianças a superarem as marcas deixadas pela vulnerabilidade social sofrida pelas famílias delas.

A oficina de teatro é uma das atividades oferecidas semanalmente à turminha, formada por meninos e meninas na faixa etária de 6 a 9 anos, moradores de alguns dos bairros atendidos por aquele CRAS em que a base territorial abrange as seguintes localidades: Viana Sede, Bom Pastor, Ribeira, Araçatiba, Jucu, Bom Pastor, Vila Nova, Santo Agostinho, Santa Terezinha e toda zona rural do município.

“A oficina é uma forma de usar os conhecimentos do teatro nos planejamentos da equipe e tem contribuído para o autoconhecimento das crianças, as relações interpessoais delas, o desbloqueio, entre outros benefícios. Com essa ferramenta, trabalhamos temas como identidade, saúde e direitos humanos”, explicou a psicóloga Diana Nascimento Freire, técnica de Referência do Serviço de Convivência.

Toda segunda-feira pela manhã, das 8h30 às 11 horas, e às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, as crianças saem de casa para, passo a passo, deixar para trás as lembranças que tornavam os dias delas tristes e violentos. Na segunda as atividades são oferecidas no CRAS e na quinta-feira a equipe se desloca para a localidade de Coacas, onde 13 crianças são acompanhadas.

“Aprendi a respeitar as pessoas. Hoje evito brigar com meu irmão e sou mais educado com todos”, contou Wanderson Terra Ambrósio, 9 anos de idade.

Rhanielly Bento Mota também contou que o respeito foi o grande aprendizado até o momento. A menina de 9 anos que gosta de desenhar, fazer cartazes, tem à disposição papéis, lápis de cor e vários outros materiais para colorir o mundo preto e branco que ela conhece e que a levou ao Serviço de Convivência.

“A técnica do teatro usada aqui não é para formar atores e atrizes, mas para que as crianças possam se sentir mais soltas, livres e seguras e, dessa forma, o resultado dos atendimentos oferecidos ser mais eficaz”, destacou Diana.

Famílias
As famílias de cada criança também são acompanhadas pela equipe do CRAS. Elas são atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e participam de atividades particularizadas e em grupos. Atualmente 54 crianças são acompanhadas nas oficinas de teatro, esporte, música e arte oferecidas no CRAS de Viana. O espaço conta com atendimentos de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais e está localizado na Rua Coronel Nunes Ferreira, nº 33, Centro. O contato é (27) 3255-1285.

Por Ascom Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*