Atividades de equoterapia e natação são sucesso em Itapemirim
As atividades de equoterapia e natação estão ocorrendo a todo vapor para alunos deficientes ou com necessidades especiais da Educação Especial de Itapemirim, que possuem laudo médico. A equoterapia é realizada no Parque de Exposição Dr. Ayrton de Moreno, em Candéus, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
A natação acontece em dois lugares: em Itaipava, no HR Chalés, de terça a sexta-feira, e em Campo Acima, na Casa da Piscina, de segunda a sexta-feira. Ambos ocorrem no turno matutino e vespertino.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem transdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas deficientes ou com necessidades especiais. “Tem a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. Os principais ganhos são os motores e os psicológicos. A natação também desenvolve o sistema motor, além do sensorial e até mesmo o afetivo, pois há um crescimento no relacionamento de confiança com o adulto. A atividade também é importante para o aumento do equilíbrio do tônus muscular”, explica a secretária de Educação, Patrícia Monteiro.
O município oferta o transporte com monitor escolar, seis professores especializados, dois salva vidas e materiais necessários para a execução das aulas. Semanalmente, os atendimentos são disponibilizados para 77 alunos, com perspectivas de ampliação. “Vamos continuar buscando estratégias para o melhor atendimento aos nossos alunos que precisam de atenção especial. As aulas estão sendo muito elogiadas e isso me deixa feliz. Procuramos fazer sempre o melhor para nossos munícipes”, finaliza a prefeita em exercício, Viviane Peçanha.
Por Daniela Viana