CADÚNICO | Morador da Serra pode voltar a agendar atendimento pelo Portal da prefeitura

today2 de junho de 2021
remove_red_eye519

A Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra reabre nesta quarta-feira (02) o agendamento para atendimentos do CadÚnico. Para agendar, basta clicar no link http://agendamento.serra.es.gov.br/, em seguida escolher o serviço Cadastro Único e depois o local Pró Cidadão.

Os atendimentos estão sendo realizados no Pró-Cidadão, que fica na Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas. Serão 50 vagas por dia até o próximo dia 18 de junho.

A Semas também orienta que os munícipes não deixem de comparecer ao dia agendado para que receba atendimento no Cadastro Único.

É muito importante que o munícipe fique atento ao dia do seu atendimento, pois o CadÚnico possibilita que o cidadão acesse diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam os dados como base para seleção das famílias. Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.​

“Todos os mecanismos para os agendamentos desses atendimentos foram reformulados para dar mais celeridade e também agilidade nos atendimentos, por isso é muito importante que o munícipe não falte”, afirmou a secretária da pasta, Lilian Mota.

Vale lembrar que o munícipe tem a opção de cancelar o agendamento caso não possa comparecer no dia marcado. Para isso, basta consultar no site, utilizando o CPF, CNPJ ou Número do Processo, o tipo de atendimento que foi solicitado, e clicar em cancelar. Esse cancelamento abre vaga para uma nova solicitação de agendamento.

O cidadão também pode usar os telefones para realizar o agendamento:
27 3291-2424
27 3245-0328
27 3245-3386

O cidadão precisa ter em mãos, no dia do atendimento no local, todos os documentos necessários.

Agendamento para Cadastro Único
– No dia e horário agendados, será realizada entrevista com o responsável familiar (pessoa maior de 16 anos).

– O Cadastro Único é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.

– Cada família deverá ter uma pessoa maior de 16 anos responsável em comparecer ao atendimento para responder o questionário do cadastro. Esta deverá ser preferencialmente mulher.

O responsável deve apresentar a seguinte documentação da família
* Certidão de Nascimento
* Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
* CPF
* Carteira de Identidade (RG)
* Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
* Carteira de Trabalho
* Título de Eleitor
* Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, declaração de liderança comunitária, saúde)

Vale ressaltar que os dados devem estar sempre atualizados.

O responsável deverá informar qualquer mudança na família, como nascimento de filhos, mudança de casa ou trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência.

Ao término da entrevista será disponibilizado comprovante de inscrição ou atualização no CadÚnico.

por Rodrigo da Costha
foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*