Espaço cultural da Serra recebe espetáculo sobre negacionismo científico neste sábado (07)

today6 de outubro de 2023
remove_red_eye255

“O mundo assombrado”, da Cia Nós de Teatro, terá apresentação neste sábado (7) no Centro Cultural Eliziário Rangel; oficina acontece no mesmo dia

O espetáculo “O mundo assombrado”, da Cia Nós de Teatro, é uma das atrações deste fim de semana no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra, município da Grande Vitória. A produção, uma sátira ao negacionismo científico, será apresentada no sábado (7), a partir das 19h30, com entrada gratuita. Uma oficina, também gratuita, sobre Teatro Documentário, será realizada no mesmo dia e local, a partir das 9h30 (clique aqui para se inscrever).

Inspirado no livro “O mundo assombrado pelos demônios”, do divulgador científico Carl Sagan, “O mundo assombrado” da Cia Nós de Teatro mistura performances teatrais, números musicais e paródias de programas de auditório, sempre com referências irônicas a pseudociências e crendices do senso comum. Durante as apresentações, também há momentos em que pessoas da plateia são convidadas a participar das atividades no palco.

No dia anterior a cada apresentação, também são realizadas ações de sensibilização junto ao público-alvo, para que os presentes se sintam mais à vontade no ambiente do espetáculo.

“Não queremos apenas chamar as pessoas para assistirem a uma peça. Queremos dialogar com elas, nos aproximar, criar vínculo, afeto, proporcionar uma experiência”, explica Brenda Perim, artista da Cia Nós de Teatro que está coordenando o projeto junto com Marco Antônio Reis.

Oficina de Teatro Documentário
“O mundo assombrado” foi criado a partir de uma residência artística com o Coletivo Comum, de São Paulo, que pesquisa o conceito de Teatro Documentário há quase 30 anos. E a Cia Nós de Teatro está repassando esse conhecimento, oferecendo também oficinas sobre Teatro Documentário nas mesmas cidades das apresentações, voltadas para jovens de 18 a 29 anos.

O Teatro Documentário é um gênero teatral que tem como principal característica a utilização de fatos, documentos, memórias e outras fontes não-ficcionais para a construção do espetáculo cênico.

Circulação por quatro cidades
Realizado com recursos do Fundo de Estado da Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-ES), “O mundo assombrado” está em circulação por quatro cidades capixabas. Nos dias 22 e 23 de setembro, a apresentação e oficina ocorreram em uma escola de Itapemirim. Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, as atividades aconteceram em Cachoeiro.  E nos dias 21 e 23 de outubro, a Cia Nós de Teatro estará em São Mateus.

“A temática que nós abordamos ganhou muita força nos últimos tempos. Entretanto, sabemos que esse tipo de debate não chega de forma acessível a regiões que não possuem os privilégios das regiões centralizadas. Por isso é tão importante apresentar este tipo de espetáculo nessas quatro cidades capixabas, que inclusive não contam atualmente com espaços específicos para espetáculos de artes cênicas”, comenta Marco Antônio Reis, diretor de “O mundo assombrado”.

O mundo assombrado
Direção: Marco Antônio Reis
Residência artística: Fernando Kinas e Fernanda Azevedo (Coletivo Comum)
Elenco: Brenda Perim, Ananda Lugon, Raiza Dietrich, Marco Antônio Reis e Luan Tofano
Cenografia: Larissa Pereira, Marco Antônio Reis e Brenda Perim
Figurino: Larissa Pereira
Iluminação: Brenda Perim
Música Original: Luan Tófano
Sonoplastia: Luan Tófano

Agenda
Serra
Oficina de Teatro Documentário: 07/10, 9h30
Apresentação: 07/10, 19h30
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel – Rua Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I
Entrada: gratuita

São Mateus
Oficina de Teatro Documentário: 21/10, 9h30
Apresentação: 23/10, 19h30
Local: Casa da Cultura Largo do Chafariz – Sítio Histórico Porto
Entrada: gratuita

foto Clarice Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*