Evair de Melo apresenta projeto que institui Santa Maria de Jetibá como Capital Nacional do Ovo
Nesta quinta-feira (22), o Deputado Federal Evair de Melo (PP) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4677/19, que dá o título de Capital Nacional do Ovo a Santa Maria de Jetibá, que tem o maior valor de produção no segmento no Brasil, de acordo com o documento “Produção da Pecuária Municipal”, do IBGE. Em 2018, o município assumiu a liderança nacional no valor de produção de ovos de galinha, com o total de R$ 931,3 milhões, seguido de Bastos (SP), com R$ 841,8 milhões.
Em seu projeto, Evair destaca a vocação agropecuária de Santa Maria de Jetibá, que também tem grande força produtiva nas culturas de gengibre, morango, chuchu, folhosas, beterraba, repolho, cebola, milho, feijão e café, entre outros, além de ser o maior abastecedor do Ceasa no Espírito Santo. No entanto, enalteceu o crescimento robusto na produção de ovos: de acordo com o IBGE, de 2016 para 2017, o município cresceu em quase 36% no segmento.
Evair justifica o avanço com o desenvolvimento da tecnologia, aliado a essa vocação agrícola enraizada nos produtores do município. “No início de sua atividade avícola, as granjas de Santa Maria de Jetibá eram pequenas e ocupavam os quintais das propriedades rurais. Atualmente, a avicultura da cidade é mecanizada e conta com tecnologia de ponta, produz 12,4 milhões de ovos por dia e abastece o mercado local e nacional. A força de um povo trabalhador, somada aos investimentos em manejo, nutrição, genética e tecnologia, Santa Maria desempenha relevante papel socioeconômico no Estado e contribui cada vez mais para o abastecimento nacional”.
De acordo com o Censo Agropecuário 2017, o Espírito Santo foi o estado brasileiro que mais cresceu na produção de ovos no Sudeste, em relação ao Censo de 2006, o último realizado pelo IBGE antes do lançamento da nova edição. O efetivo de aves, entre elas galinhas, galos, frangas e frangos, foi calculado a cada mil cabeças. No Espírito Santo, esse número subiu de 16.414 para 35.359, representando uma taxa de 115% de crescimento. Em segundo lugar está Minas Gerais, que apresentou um aumento de 49%. Já os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram seus efetivos reduzidos.
Já a produção de ovos de galinha foi calculada a cada mil dúzias. Segundo o Censo 2017, o número subiu de 141.894 para 389.241 ovos, com uma taxa de crescimento de 174%. São Paulo teve o segundo maior aumento (106%), e em seguida vêm Rio de Janeiro (71%) e Minas Gerais (31%). “Resultados como esses mostram que o rural capixaba é forte e tende a crescer ainda mais com incentivos e amparo da pesquisa, ciência e tecnologia”, afirmou Evair de Melo.
Censo Agropecuário e PPM
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), atuou em Brasília para que os produtores brasileiros pudessem ter acesso a dados mais detalhados da agropecuária nacional, através de publicações como o Censo Agropecuário e o PPM. “Trabalhamos bastante para que essas pesquisas voltassem a ser realizadas e divulgadas com o objetivo de nortear os produtores brasileiros”, declarou.