GUARAPARI | Programa de Planejamento Familiar é implementado no município 

today8 de fevereiro de 2024
remove_red_eye216

A prefeitura de Guarapari está implementando o Programa de Planejamento Familiar no município. Com essa inciativa aumentou as inserções mensais do dispositivo intrauterino (DIU) de 10 para 40, em 2023. Além disso foram realizados 62 procedimentos cirúrgicos de laqueaduras e 42 procedimentos cirúrgicos de vasectomias de junho a dezembro de 2023. 

De acordo com a secretária de Saúde, Alessandra Albani, a meta para 2024 é fazer com que mais pacientes procurem pelo Programa nas unidades de saúde. “Esse Programa oferece informações e métodos contraceptivos para os usuários do Sistema Único de Saúde (Sus)”, explicou.

Para ter acesso ao Programa de Planejamento Familiar, o paciente pode procurar sua Unidade de Saúde de seu bairro. Lá, ele receberá as orientações necessárias, poderá obter informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis e, se necessário, ser orientado para procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura.

O planejamento familiar é um direito garantido por lei e visa auxiliar homens e mulheres a planejar a chegada de um filho, bem como prevenir gravidez indesejada, promovendo uma vida familiar mais equilibrada e saudável. 

Ainda de acordo com a secretária, as equipes estão empenhadas em atender da melhor forma possível, fornecendo orientações e métodos contraceptivos, como anticoncepcionais, preservativos femininos e masculinos, DIU, laqueadura e vasectomia.

“O primeiro passo para o planejamento familiar é o diálogo entre o casal. Converse com o seu parceiro, é fundamental identificar os desejos e expectativas de ambos em relação a ter filhos, quando planejam tê-los e se estão preparados para serem pais. Além disso, é importante discutir e decidir juntos sobre o uso de métodos contraceptivos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*