Hospital Estadual Dr. Jayme inicia projeto “O que importa para você?”

today4 de junho de 2019
remove_red_eye108

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, iniciou na semana passada o projeto “O que importa para você?”. Por meio de realizações simples, a ideia é atender desejos dos pacientes, tornando o período de internação mais leve.

Um dos pacientes escolhidos para o início das ações foi o Matheus, de apenas 16 anos. Internado desde o dia 15 de abril, ele já passou por duas cirurgias e chegou a ter o seu quadro considerado gravíssimo pela equipe médica. Hoje, se recupera em leito da Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC).

“Ele era um menino ativo, estudioso, ia começar no projeto Menor Aprendiz, mas, de repente, começou a sentir uma dor no joelho que, em quatro dias, ele não conseguia mais andar. Eu o trouxe ao Hospital Dr. Jayme e ele logo foi internado. Os médicos tentavam me tranquilizar, mas eu sabia que ele corria risco de morte”, lembrou a mãe do Matheus, Ana Paula Rodrigues.

Para tornar o dia do Matheus melhor não serão necessários presentes ou desejos mirabolantes. “Eu queria comer churros, amo churros. O dia que eu ganhar na loteria vou comprar um carrinho de churros para mim”, contou o menino.

Diante do pedido, a equipe se reuniu com os demais profissionais, incluindo fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, equipes médicas e de enfermagem e adivinhem? O desejo do Matheus se tornou realidade na tarde da sexta-feira (31).

O projeto ganhou outro paciente na unidade hospitalar. Vania Maria Vieira, de 42 anos, internada na Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme desde o dia 09 de janeiro foi a segunda paciente escolhida para participar do projeto.

Segundo a gerente da Unidade Materno-Infantil do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chiste, a paciente apresenta histórico de reinternações desde a 7ª semana da gravidez por hiperêmese gravídica e outras complicações próprias da gestação. Ela e o bebê requerem cuidados que, infelizmente, em casa não são possíveis. Além disso, a falta de uma rede de apoio torna o quadro ainda mais delicado”, justificou.

Vania recebeu a abordagem da equipe e ao ser questionada sobre o que faria diferença no seu dia, a resposta foi ainda mais simples do que a do Matheus. “Eu gostaria de assistir televisão”, disse a paciente.

O desejo da Vania também será atendido pela equipe da Unidade Materno-Infantil e, diariamente, a paciente poderá assistir televisão, como é a sua vontade.

Quem também teve o seu desejo atendido foi o paciente Rodrigo. “Eu gostaria de comer um hambúrguer gourmet”, disse.

Para isso, a equipe do setor de Internação saiu em busca do lanche e ao explicar o projeto ao dono da Lanchonete Zuhouse, na Serra, teve uma grata surpresa: o dono da hamburgueria se comoveu com a história e decidiu também participar do projeto, doando o sanduiche e Rodrigo pôde se deliciar com o saboroso “linguiça da roça”, que foi o lanche escolhido por ele.

Para a administradora do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Tatiana Furtado, o projeto está em fase de implantação, mas a expectativa é de contemplar grande parte dos pacientes internados.

“Essas primeiras intervenções já mostraram um efeito muito positivo. Nosso objetivo é, realmente, transformar a experiência do paciente. Queremos que lembrem do hospital com carinho e com a certeza de que fizemos o nosso melhor. A alegria na expressão dos pacientes e a possibilidade de realizar um desejo, por menor que seja, é muito gratificante para nós”, destacou.

Projeto “Como podemos tornar o seu dia melhor?”
O projeto “O que importa para você?” nasceu de um movimento nos Estados Unidos, por volta dos anos 2000. Para ganhar maior visibilidade foi selecionado, na Noruega em 2014, o dia 6 de junho, como o dia do “O que importa para você?”. A ação ganhou representantes na Europa e, na América Latina, a Associação Congregação de Santa Catariana (ACSC) foi a pioneira a aderir à campanha, em 2016.

No Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é um dos hospitais da rede estadual a desenvolver ações em prol desse movimento de humanização. Nas duas instituições, o projeto envolve os setores de Qualidade, Equipe Multidisciplinar, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Equipes médicas e de enfermagem, além da direção das unidades que apoiam a ideia.

Aebes – Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense
A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) é uma organização social, que nasceu em 1956, com o objetivo de transformar a realidade de quem precisava de assistência médica.

Atualmente, a AEBES administra, por meio de contratos de gestão, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, 100% destinado aos atendimentos de pacientes do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*