Prefeitura da Serra abre turma de EJA para pessoas em situação de rua

today20 de agosto de 2019
remove_red_eye955

A educação é a chave para abrir as portas do mercado de trabalho e dar novas oportunidades de inclusão e crescimento para todos. E é na sala de aula que pessoas em situação de rua vão poder dar início a uma nova trajetória de vida.

Isso porque 35 usuários do Centro Pop da Serra, vão voltar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir desta terça-feira (20), quando será realizada a aula inaugural da modalidade. Esse primeiro encontro será às 14h e terá a presença do professor Norival Júnior, que vai ministrar uma oficina de afeto.

As aulas da EJA para pessoas em situação de rua serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, no turno vespertino, na Igreja Batista de Jardim Limoeiro. Os encontros deste semestre vão focar no ensino da Língua Portuguesa, leitura e interpretação de texto, e Matemática. A partir do ano que vem as lições serão ministradas no Centro Pop, também em Jardim Limoeiro. O local já está passando por reformas para a construção de salas de aula.

“Dar acesso à educação é dar autonomia e cidadania para essas pessoas que estão em situação de rua. Muitos não concluíram os estudos e, por falta de qualificação, têm mais dificuldades para reingressar no mercado de trabalho, na sociedade e até em seu seio familiar”, afirmou a titular da Secretaria de Assistência Social, Elcimara Loureiro.

A coordenadora da EJA, Andrea Batista, explica que as aulas serão ministradas por professores da rede de ensino da Serra, das 13 às 16 horas, nos dias determinados. “É a primeira vez que esse tipo de projeto acontece na Serra. Por meio de oficinas pedagógicas acreditamos que conseguiremos inserir os alunos na modalidade da EJA, reintroduzi-los na escola e dar a garantia que todo cidadão tem de uma educação de qualidade. Além disso, a ação visa ampliar o leque de oportunidades para essas pessoas”.

Andrea ressalta que já existem moradores em situação de rua inseridos em escolas públicas municipais, matriculados nas aulas regulares da EJA. “E o nosso objetivo é que todos os participantes desse projeto sigam pelo mesmo caminho”. 

A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu).

Por Gabriela Conti e Jéssica Romanha / PMS
Foto Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*