Prefeitura de Vila Velha vai implantar programa “Família Acolhedora”

Hoje, dia 31 de maio, é comemorado o dia mundial do acolhimento familiar. Pensando nisto, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai implantar no município o programa “Família acolhedora,” que visa amparar crianças e adolescentes provisoriamente afastados de suas famílias de origem.
O serviço de Proteção Social Especial (PSE), da Assistência Social, vai cadastrar famílias do município interessadas em acolher em suas residências crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.
O acolhimento é temporário e conta com o acompanhamento de uma equipe técnica especializada da Assistência Social, até o retorno da criança ou do adolescente ao convívio com a família de origem, família extensa ou com pessoas com as quais possuam vínculo afetivo.
As famílias interessadas deverão ligar para o telefone 27 3388-4159 ou enviar um e-mail para: [email protected]. Após o cadastro, a equipe do serviço fará uma avaliação e aquelas famílias que atenderem ao perfil do programa serão devidamente capacitadas para acolher a criança ou adolescente.
Os acolhimentos podem ser individuais ou por grupos de irmãos, que preferencialmente não devem ser separados durante o acolhimento provisório.
Em Vila Velha, de acordo com Felipe Alves de Araújo, psicólogo e referência técnica para acolhimento de crianças e adolescentes, existem acolhidos em instituições 18 crianças e adolescentes entre 0 e 12 anos, 3 grupos de irmãos com 2 integrantes e 2 grupos de irmãos com 3 integrantes, que estão à disposição de um lar acolhedor.
Lembrando que o programa “Família Acolhedora” precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Vila Velha – COMASVV e encaminhado para a Câmara de Vereadores para ser aprovado.
A família acolhedora vai receber uma ajuda de custo mensal. O valor ainda não foi definido.
Já o prazo máximo de duração do acolhimento é de 18 meses.
por Paulo Borges
foto: Adessandro Reis/PMVV