SERRA | AMES será reinaugurado com 55 especialistas nesta quarta (15)

today14 de junho de 2022
remove_red_eye396

Nesta quarta (15), às 9 horas, a Prefeitura da Serra vai entregar às famílias serranas um novo Ambulatório Municipal de Especialidades em Saúde. Localizado em Jardim Limoeiro, o AMES, como é conhecido, está remodelado e com 55 especialistas atuando no local.

Em janeiro de 2021 eram 17 especialistas lotados no AMES, sendo 13 atuando diretamente nas áreas de ortopedia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia e metabologia, gastroenterologia, geriatria, otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), pneumologia (adulto), psiquiatria (adulto), pediatria, urologia, avaliação para cirurgia vascular e pediátrica, pequenas cirurgias ortopédicas e urológicas, além de especialista em pré-natal de alto risco e colposcopia.

Hoje, com a abertura de processos seletivos simplificados realizados pela Secretaria de Saúde, os munícipes podem contar com 55 especialistas, concentrados em um dos principais equipamentos de saúde do município.

Entre as novas áreas há pneumologista (pediátrico), neurologista (adulto e pediátrico), clínico-geral com especialidade em psiquiatria, alergista (adulto e pediátrico), reumatologista, isso sem contar com a ampliação da dermatologia, ortopedia, cardiologia, gastroenterologista, entre outras especialidades já existentes no serviço.

O acesso à especialidade é pela Unidade de Saúde e o paciente deverá procurar a unidade mais próxima de casa, onde receberá os primeiros atendimentos e, se for o caso de indicação para um especialista, o agendamento será realizado, via Regulação Municipal de Vagas. O  AMES funciona de segunda a sexta, das 7 às 19h.

Investimento
A revitalização do AMES contou com investimento de R$ 1.059.120,87.

“Estamos fazendo um investimento significativo para garantir a saúde da população serrana. No AMES são 55 especialistas à disposição dos moradores da Serra. Vamos seguir cuidando das pessoas e levando dignidade à nossa população”, disse o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

“Estamos fazendo a abertura do AMES pela terceira vez. Esse prédio foi construído pelo Governo estadual, na década de 1980-1990, onde era o conhecido Centro de Saúde de Carapina, que foi municipalizado com os servidores que nele atuavam. A partir daí, a Serra foi ampliando as Unidades de Saúde, a oferta de serviços na atenção básica, e o Centro de Saúde passou por várias fases: já fizemos até serviço de urgência em pediatria, até às 21h, lá. Hoje, o município tem três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) que fazem esse serviço. Nessa terceira remodelação, o Ambulatório Municipal de Especialidades em Saúde conta com um número expressivo de médicos especialistas. Apesar de ser uma atividade da esfera estadual, temos uma população grande, que tem uma carência muito grande de atendimento em especialidades. Então, o município, na gestão do prefeito Sérgio Vidigal, investe muito na área de saúde. É tempo de comemorar, sim. Inclusive porque, a partir de agora, estamos tendo a oportunidade de contratar especialistas em várias ordens, como na área de neurologia, psiquiatria, duas especialidades muito procuradas que têm uma carência muito grande”, explica a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

Plantão Dermatológico
O AMES é palco para realização do “Sobre Pele – Plantão Dermatológico”. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura da Serra e a Emescam, que oferece ao munícipe cuidado ambulatorial em dermatologia.

No ano passado, quando foi implantado o projeto, foram realizadas quatro edições, nos últimos sábados de cada mês. Neste ano, o Plantão Dermatológico inciou seu calendário em março. A próxima edição já está marcada: dia 25 de junho, das 8 às 12 horas.

Os usuários da rede de saúde municipal contam com o atendimento de 20 residentes de dermatologia da faculdade de medicina, acompanhados por quatro professores. São dois acadêmicos por sala, avaliando os usuários da rede de saúde municipal.

Identificado algum caso para procedimento cirúrgico, a pessoa já sairá do consultório com o procedimento marcado. Se for o caso de pequenas cirurgias, serão realizadas ao longo da semana, no próprio AMES. Se for um caso mais complexo, o paciente será referenciado para tratamento na Emescam.

Por agendamento
O acesso ao serviço é através de agendamento, realizado pela Unidade de Saúde. É assim: as equipes médicas das Unidades de Saúde fazem o primeiro atendimento e, se for o caso, regulam para o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*