Sine abre novas inscrições para cursos gratuitos de qualificação em Vila Velha

today8 de fevereiro de 2024
remove_red_eye253

Nesta sexta-feira (09), o Sine de Vila Velha estará abrindo novas inscrições para 28 cursos presenciais de educação profissionalizante, que serão ofertados gratuitamente aos trabalhadores do município, por meio de parceria com o programa “Qualificar ES”. As inscrições serão realizadas apenas presencialmente, no período das 9 às 13 horas, na sede do Sine, no Subsolo-A do Boulevard Shopping.

A iniciativa contará com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI). E os cursos – que buscam qualificar mão de obra para diversas áreas de atuação profissional – serão ministrados em 11 polos de formação espalhados pelas cinco regiões de Vila Velha.

São cursos de comida de boteco, massas italianas, maquiagem, porteiro, Word/Excel, informática, redes sociais, eletricista predial, assistente de logística portuária, porteiro, assistente administrativo, informática básica, bolos, tortas e massas, auxiliar de cozinha; design de sobrancelha, agente comunitário de saúde, balconista de farmácia, cuidador de idosos, auxiliar de RH e inglês básico.

Compromisso
Segundo Colodetti, o “Qualificar-ES” sempre desempenhou papel fundamental ao ajudar a garantir que as vagas de emprego geradas na cidade sejam preenchidas por moradores da própria cidade, qualificados em polos de formação situados próximos às suas residências.

“Esta premissa é reforçada pelos polos que funcionam em 16 comunidades de Vila Velha, o que facilita o acesso dos moradores locais a treinamentos e cursos especializados. Portanto, não é nenhuma surpresa o município liderar o ranking de geração de empregos no Espírito Santo por dois anos seguidos”, afirmou o Secretário.

Empreendedorismo, empregabilidade e inovação
Gabriela Bicalho, Diretora do Sine de Vila Velha, também enfatiza a abordagem abrangente desta parceria com o Estado, direcionada não apenas para a qualificação profissional, mas também para o estímulo ao empreendedorismo, à empregabilidade e à inovação nos setores produtivos, sobretudo nas pequenas empresas: as que mais empregam na cidade”, salientou.

Segundo ela, a formação de mão de obra visa atender às crescentes demandas do mercado de trabalho vilavelhense, preparando trabalhadores para desafios dinâmicos e competitivos.

“Oferecer oportunidades de qualificação é necessário para fomentar a geração de mais empregos e a contratação de mais trabalhadores. O fortalecimento da economia local e o crescimento das comunidades são resultados diretos desse comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, pontuou Gabriela.

Locais dos Cursos
Os interessados em participar dos cursos podem obter mais informações acessando diretamente o site www.qualificar.es.gov.br. Confira, abaixo, os polos, cursos e turnos dos treinamentos que serão realizados em Vila Velha:

Polo Araçás
Local: Associação de Moradores do bairro Araçás
Cursos: Comida de boteco (manhã) e Massas italianas (tarde)

Polo Santa Mônica
Local: Igreja Ministério Filhos de Leão
Cursos: Maquiagem (manhã) e Porteiro (tarde)

Polo Vila Garrido
Local: Escola Adolfina Zamprogno
Cursos: Design de Sobrancelha (tarde) e Maquiagem (noite)

Polo São Torquato
Local: Casa do Menino
Cursos: Word/Excel (manhã); Informática/Redes Sociais (tarde); e Eletricista Predial (tarde)

Polo Jardim Asteca
Local: Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
Cursos: Costura Infantil (manhã) e Moda Pet (tarde)

Polo Terra Vermelha
Local: Umef Professor Paulo César Vinha (CAIC)
Cursos: Assistente de Logística Portuária (noite) e Porteiro (noite)

Polo Cobilândia I
Local: Escola Estadual Pastor Oliveira de Araújo
Cursos: Assistente Administrativo (manhã) e Informática Básica (noite)

Polo Cobilândia II
Local: Primeira Igreja Batista de Cobilândia
Cursos: Bolos e Variações (manhã); Tortas e Massas (tarde); Auxiliar de Cozinha (noite); e Design de Sobrancelha (noite)

Polo Divino Espírito Santo I
Local: EEEFM Agenor de Souza Lé
Cursos: Agente Comunitário de Saúde (noite)

Polo Divino Espírito Santo II
Local: Ministério Batista Vida e Esperança
Cursos: Balconista de Farmácia (manhã) e Cuidador de Idosos (tarde)

Polo Coqueiral de Itaparica
Local: Faculdade Novo Milênio
Cursos: Assistente Administrativo (manhã); Auxiliar de RH (tarde); Porteiro (noite) e Inglês básico (noite)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*