Vitória | Museu do Pescador traz exposição ‘Identidade Diversidade’
O paradoxo “singularidade e pluralidade“, que nos permeia e nos constitui como sociedade, é o tema da próxima exposição do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”. A mostra “Identidade Diversidade”, do artista Dejair Paulo, será aberta nesta próxima terça-feira (6).
“Nosso objetivo é retratar os diversos aspectos humanos. Formas, cores, origens, gêneros, idades, aparências e talentos que se combinam de infinitas maneiras, que nos fazem ser únicos e, ao mesmo tempo, unidos em um mosaico de seres humanos”, explica o artista.
“Vamos explorar as variadas formas estéticas e proporções humanas. Cada indivíduo possui um conjunto de características físicas e psicológicas peculiares que formam sua identidade. A exposição busca levar o público a refletir sobre a diversidade que compõe nossa sociedade e a importância de exprimir a individualidade, um ato de respeito próprio e ao outro”, completou.
Para a exposição, foram selecionadas obras do acervo pessoal de Dejair, que também trará novas criações concebidas especialmente para a ocasião. Serão mais de 200 obras, entre vídeos, colagens, poesia, fotografias, esculturas, desenhos e pinturas.
Funcionamento
A exposição “Identidade Diversidade” estará aberta gratuitamente ao público de 6 de julho a 12 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e nos finais de semana, do meio-dia às 16 horas.
Ação cultural
Em virtude da pandemia, para que não haja aglomeração em um evento de abertura, foi criada uma ação cultural com o artista no sábado seguinte, dia 10, das 14 às 18 horas, quando Dejair estará no Museu do Pescador recepcionando os visitantes, fazendo a monitoria da exposição e desenhando retratos, em tamanho A6 (14,8 x 10,5 cm), de alguns dos espectadores.
A cantora Karen Zanella fará uma apresentação de voz e violão, cantando músicas brasileiras, incluindo composições de sua autoria.
O artista
Dejair Paulo é um artista capixaba que se utiliza de múltiplas linguagens para se comunicar. Dança, literatura, cinema, desenhos, pinturas, cartazes, esculturas, colagens e fotografias são os seus meios para transmitir suas diversas mensagens e fazer o espectador refletir sobre os variados temas que transitam pela sociedade.
Formado em Artes Plásticas e pós-graduado em Artes Visuais, trabalhou como professor efetivo de Artes na rede pública municipal de Vitória e do Estado.
Entre seus prêmios, está o Certificado de Honra ao mérito como escritor na 6ª Feira Literária Capixaba Flic-ES.
Cuidados
Os protocolos de prevenção ao coronavírus estão sendo rigorosamente seguidos no Museu do Pescador. O local comporta, neste momento, o número máximo de seis pessoas por vez e o uso da máscara em seu interior é obrigatório, bem como o uso de álcool em gel. Os visitantes também passam por aferição de temperatura.
Não é necessário realizar agendamento prévio para visitação.
por Pedro Vargas/PMV