10º Batalhão realiza aula inaugural do CPAAR com presença do Comandante-Geral

today2 de dezembro de 2025
remove_red_eye130

Na tarde desta segunda-feira (01), o 10º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo realizou, no Guará Centro de Eventos, a Aula Inaugural do Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR), dando início oficialmente à capacitação que irá preparar policiais militares para o enfrentamento qualificado da criminalidade em áreas sensíveis do município.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMES, Coronel Douglas Caus, que ministrou a palestra inaugural com o tema: “As Estratégias da PMES no Enfrentamento às Facções Criminosas”, abordando o cenário atual da violência urbana e as diretrizes estratégicas que norteiam as ações da Corporação nesta área.

Também estiveram presentes o Subcomandante-Geral da PMES, Coronel Riodo Lopes Rubim e autoridades civis e militares, além de instrutores e monitores do curso.

O Comandante do 10º Batalhão, Tenente-coronel Carlos José Lourencini Palaoro, ressaltou o orgulho da Unidade em sediar uma formação tão relevante para o policiamento ostensivo:

“Nosso compromisso é entregar à sociedade um policial cada vez mais preparado, técnico e capaz de atuar com inteligência, estratégia e segurança nas áreas de maior vulnerabilidade. O CPAAR é um marco na formação continuada da tropa e reafirma a missão institucional da PMES.”

Os alunos, voluntários e motivados, iniciam agora semanas intensas de treinamento teórico e prático, voltado para progressão em ambientes de risco, técnicas de observação, varredura, condutas operacionais e demais protocolos de atuação em áreas conflagradas, reforçando o compromisso da Corporação com a qualificação permanente e com a proteção da população capixaba.

O 10º BPM segue alinhado às diretrizes estratégicas da PMES, investindo em formação, especialização e na preparação contínua de seu efetivo para enfrentar, com eficiência e coragem, os desafios impostos pelo cenário atual da segurança pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*