VILA VELHA | Alunos aprendem a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis nas aulas

today27 de maio de 2022
remove_red_eye287

Alunos estão aprendendo a confeccionar brinquedos usando materiais recicláveis em uma das aulas na escola. Este é o objetivo da disciplina eletiva “Preservando, reciclando, construindo e brincando”, que está sendo oferecida para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na escola municipal UMEIEFTI Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, no Xuri. 

Os materiais usados para reaproveitamento são de fácil acesso, mas extremamente nocivos ao meio ambiente quando descartados de forma errada. Rolos de papel higiênico, sacolas plásticas, papel de rascunho, potes de margarina, barbante, tampas de isopor e garrafas pets são os itens mais utilizados nas aulas.  

E os próprios alunos são os responsáveis por recolherem os materiais de reaproveitamento, que serão utilizados na aula. Essa etapa também faz parte do aprendizado, como explica a professora Tatiane Fabri: “O material que vamos utilizar de base é solicitado a eles uma semana antes. Assim, eles tem a vivência de identificar e selecionar o material para reaproveitamento em seu próprio meio social (em casa, na vizinhança, com familiares…). Com essa atividade, eles estão desenvolvendo o hábito de cuidar do meio ambiente e reciclar, mas também a criatividade, coordenação, foco e imaginação”, explicou.

E com todo o material em mãos, chega a hora de fazer destes materiais, que seriam descartados, brinquedos incríveis para eles se divertirem! Mas antes de colocar a mão na massa e começar a criar, tem a parte teórica. “Antes das construções, tem um momento em que conversamos, vemos vídeos e conteúdos sobre o material que vai ser utilizado, para que ele serve, sobre a fabricação, impacto do descarte errado no meio ambiente, as formas de coleta seletiva e as possibilidades de reaproveitamento seguro”, contou a professora.

A aula acontece em um espaço verde dentro da escola, uma vez por semana. Petecas, aviões, foguetes e carrinhos são alguns dos brinquedos que já foram confeccionados pelos alunos. E as atividades vão além da conscientização dos alunos e a preservação do ambiente, porque o trabalho manual realizado ajuda no desenvolvimento da cognição, motricidade humana e a coordenação.

A diretora conta que o retorno da família em relação à disciplina é extremamente positivo: “Os pais gostam muito. Essa é uma disciplina que aproxima os alunos, a família e a escola, porque a gente trabalha junto”, explicou Cacilda Madureira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*