Alunos da escola Amarílis irão representar Anchieta na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado (Ales) promove este ano a 11ª edição do projeto ‘Deputado Jovem’ e a escola municipal Amarílis Fernandes Garcia, de Anchieta, está participando. O objetivo do projeto é promover entre os jovens a formação política, privilegiando o conhecimento e a vivência das atividades parlamentares.
Alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de seis escolas capixabas irão participar desta edição. Na escola Amarílis, cinco titulares e um suplente foram escolhidos entre os próprios colegas, por meio de votação, para representar o município. Foram selecionados: Mateus Prado Gomes, Maria Eduarda Littig Lopes, Eliamara Maria Pereira Bayerl, Pâmela Reis Oliveira, Gustavo Stival Vicentini Batista e Mateus Ucelle Gonçalves.
Para a diretora da unidade, Marinete Lapa Costa, a experiência vai permitir que os alunos conheçam a prática legislativa dos deputados, conscientizando-os sobre a importância do processo de escolha de seus representantes.
O projeto é promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa e irá permitir que 30 deputados jovens (alunos escolhidos em suas respectivas escolas), sendo cinco titulares e um suplente de cada uma das unidades participantes, possam vivenciar uma sessão ordinária simulada no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa, no dia 26 de junho e 18 de setembro.
Conforme a direção da Escola do Legislativo, o evento é uma grande oportunidade de introduzir a juventude nas decisões políticas do Estado. De acordo com a proposta do projeto, os alunos irão desenvolver projetos para a seção simulada, abordando temas como meio ambiente, políticas sociais e ações para estudantes de modo geral.