Centro esportivo para formar novos atletas e acolher toda a comunidade é inaugurado em Cariacica

today12 de julho de 2019
remove_red_eye709

Com apresentação de ginástica rítmica, participação da população e de estudantes, e ainda a presença do medalhista olímpico do vôlei de praia Emanuel Rego, o “Estação Cidadania-Esporte” foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (12), em Cariacica.

O complexo esportivo, construído com recurso de mais de R$ 4 milhões articulado pela senadora Rose de Freitas (PODE-ES), vai disponibilizar diversas aulas para todas as idades, e oferecer estrutura com potencial para revelar jovens talentos – o centro é equipado com ginásio; pista de atletismo; pista de saltos; área de arremesso de peso; campo de futebol; campo de futebol de areia; quadra de futevôlei; quadra de vôlei de areia.

A estrutura tem 7 mil metros quadrados de terreno e 3500 metros quadrados de área construída. Erguido entre Itacibá e Nova Brasília numa área onde funcionava um lixão, o Estação Cidadania já conta com mais de mil jovens inscritos em oito modalidades oferecidas inicialmente: judô, ginástica rítmica, vôlei, basquete, handebol, futsal, atletismo e futebol.

Na solenidade de inauguração, a alegria das atletas da ginástica em sua apresentação emocionou o público e refletiu o potencial do centro para proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade.  

Diego Lemos, coordenador de competições esportivas do complexo, enfatizou a importância de “tirar o tempo ocioso das crianças, dos adultos e dos idosos”. “Hoje estamos abrindo para a comunidade. Já há pessoas saindo de casa à noite, com carrinho de bebê, com crianças para brincar no playground. Temos essa missão de levar alegria e satisfação às pessoas. E isso não tem preço”, comemorou.

Também educadora da equipe do centro esportivo, Sânia Silveira reforçou que “as atividades são tanto para iniciação esportiva quanto para o esporte de alto rendimento”. “É um complexo que está aberto para toda a comunidade. Temos professores de educação física aqui das 6h às 22h”, explicou.

Exemplo
Campeão olímpico de vôlei de praia e secretário Nacional de Alto Rendimento do Governo Federal, Emanuel Rego ressaltou no evento a capacidade transformadora do esporte. “Eu sei o quanto o esporte é capaz de mudar as pessoas. O esporte transforma, forma as pessoas para o bem da cidadania. Realmente, este espaço é uma oportunidade”, afirmou.

Também estavam presentes na inauguração o goleiro Mão, da seleção brasileira de futebol de areia; e o ex-Vasco e seleção brasileira de campo Geovani Silva.

Transformação
Moradora do bairro Rio Branco, em Cariacica, a estudante Lívia Almeida, 12, é atleta de judô. Assim como muitos jovens, ela se mudou de Minas Gerais para o Espírito Santo e sua família não teve condições para custear  aulas particulares do esporte. Mas essa realidade mudou.

“Estou aqui com a intenção de participar de campeonatos e ganhar muitas medalhas. Adorei aqui (o centro) porque podemos praticar esporte sem pagar nada”, comemorou Lívia.

Agradecimentos
O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, vibrou com a inauguração do Centro Esportivo e agradeceu o empenho da senadora Rose para que a obra fosse até o fim. “Estava muito difícil. Foi quando, mais uma vez, a senadora Rose de Freitas sinalizou que ela poderia dar um jeito. Ela trouxe o então ministro (do Esporte) Leonardo Picciani, caminhamos pelo terreno e foi aí que conseguimos o compromisso da liberação do dinheiro”, contou o prefeito.

O ex-deputado e secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, fez coro à fala de Juninho: “Eu participava da bancada federal, mas o destaque principal para que esta obra acontecesse foi na figura da senadora Rose de Freitas. Faço questão de dar esse crédito ao protagonismo da Rose”. 

Fotos: Felipe Izar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*