Começa exposição Imaginando Viana

today19 de maio de 2015
remove_red_eye474

Patrimônio cultural, identidade, bens materiais e imateriais. Esses são alguns dos temas que podem ser encontrados na exposição fotográfica feita pelos alunos que participaram das oficinas do projeto ‘Imaginando Viana’. A abertura foi realizada nesta quarta-feira (13), na Casa da Cultura, em Viana Sede, com a participação dos alunos e dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que conduziram as oficinas, André Malverdes e Amarildo Mendes Lemos. A exposição ficará até a sexta (15), em Viana Sede, e depois segue, de forma itinerante, até junho, para diferentes pontos da cidade.

A oficina é parte do projeto “Olhares de Uma Cidade”, aprovado em edital pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e consistiu em oficinas teóricas e com ações ligadas ao patrimônio histórico e cultural de Viana.

Segundo o professor André Malverdes as fotografias serão utilizadas no blog do projeto: imaginandoviana.blogspot.com.br e, também, servirão como um banco de dados para que as pessoas possam utilizar o material, desde que não seja para fins lucrativos.

“A ideia é que as fotografias sirvam como um banco de imagens para que as pessoas conheçam mais sobre Viana. As fotografias também ficarão na Ufes para a apreciação de todos e divulgação do munícipio”, afirma.

Exposição
Cerveja artesanal, Grupo da Terceira Idade, Banda de Congo de Araçatiba, Igreja Nossa Senhora da Conceição foram os locais fotografados pelos alunos. As fotos envolveram os temas: cultura; bens naturais; bens materiais e imateriais; patrimônio cultural; identidade cultural; liberdade e cidadania.

O aluno Marciel Barcelo Lano disse que a oficina contribuiu para o embasamento fotográfico utilizado em seu mestrado. “Aproveitei a oportunidade para utilizar as fotografias na minha pesquisa de mestrado em Educação Física. Fiquei muito feliz com o resultado, foi um momento que pude adquirir muita informação. Aprendi não só fotografar, mas captar um sentido”, conta entusiasmado.

Bryan Sunderhus Freitas fotografou a Igreja Matriz de Viana Sede. Ele conta como foi a experiência de participar da oficina. “Gostei muito. Participei de todas. Aprendemos que fotografar vai muito mais além do que a técnica. É viajar no tempo e fazer parte também dele de alguma forma”, conta.

‘Imaginando Viana’
A exposição “Educação Patrimonial” faz parte do projeto Imaginando Viana inspirado em atividades realizadas pela Universidade Complutense, na Espanha, no qual os alunos produzem imagens que consideram importantes para crescimento cultural e que ajudam no desenvolvimento do conhecimento histórico de Viana. As fotografias transmitem as riquezas culturais identificadas pelos alunos.

As atividades realizadas nas oficinas foram formadas por atividades teóricas e ações ligadas ao patrimônio do município que se transformaram em material para construção da mostra. O objetivo é favorecer projetos pedagógicos que resgatam a identidade e contribuem para divulgação e promoção da cultura local.

Confira por onde passará a exposição
13 a 15 de maio – Casa da Cultura, em Viana Sede, 08h às 16 horas
16 e 17 de maio – Igreja Santa Clara, Vila Bethânia, em horários de celebrações
19 a 22 de maio – Escola Ewerton Guimarães, Arlindo Villaschi, das 07h às 11h e das 13h às 17 horas
23 e 24 de maio – Igreja Católica de Marcílio de Noronha, em horários de celebrações
26 a 29 de maio – Escola Constantino José Vieira, Marcílio de Noronha,das 07h às 11h e das 13h às 17 horas
30 e 31 de maio – Igreja Católica de Universal, em horários de celebrações
02 a 05 de junho – Escola Padre Antunes, Viana Sede,das 07h às 11h e das 13h às 17 horas

Por SECOM Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*