Cuide da sua saúde vocal! Dicas importantes para o cuidado com a voz

today22 de abril de 2015
remove_red_eye470

Começou no Brasil, em 16 de abril do ano de 1999, a comemoração ao Dia da Voz. Em 2003, porém, que o dia 16 ganhou proporção mundial e foi reconhecido em todo mundo como o Dia Mundial da Voz. Não apenas no dia, mas em todo mês de abril, são realizadas ações mundialmente referentes aos cuidados com a saúde vocal.

A voz é o instrumento mais utilizado para estreitar as relações humanas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Além disso, o vocal também faz parte da constituição do ser humano, afinal, é por meio da voz que a maioria das pessoas expressam suas emoções, desejos e pensamentos.

Alguns cuidados simples podem fazer a diferença para a saúde vocal. Entre elas está a importância em beber bastante água, que contribui tanto para o funcionamento de todo corpo quanto, também, para a voz. Outra dica que faz a diferença é o consumo frequente de maçã. A fruta, além de saborosa, tem propriedades adstringentes que limpam a região do trato vocal.

Já em contrapartida, existem também alguns hábitos que prejudicam a região vocal, portanto, fique atento: cigarros, pastilhas, sprays, gargarejos com líquidos ácidos (limão e vinagre), café em excesso, bebidas muito geladas e o ar- condicionado são péssimos aliados da voz. O ideal é evitar o uso destes produtos, mas, em casos em que o uso é inevitável, como o ar condicionado, é aconselhável a ingestão de muita água.

Confira algumas dicas simples e importantes que contribuem diretamente para a saúde vocal
– Descanse e durma bem: a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo;
– Beba muita água: a hidratação das pregas vocais é fundamental e evita o ressecamento das mesmas. Com a hidratação, as pregas vocais vibram livremente;
– Mantenha a voz sempre no seu tom natural: não se deve fazer esforço ao falar;
– Coma maçã: a fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável;
– Boceje: além de ser muito bom para relaxar, pode ser um ótimo exercício para a saúde vocal. Então na dúvida, boceje e espreguice;
– Mantenha sempre uma boa postura corporal: muita gente não sabe, mas a postura correta é uma grande aliada da saúde vocal. Alinhe-se!
Serviço
Viana conta com a Unidade de Referência em Fisioterapia e Fonoaudiologia, localizado em Marcílio de Noronha. Os vianenses que possuem o encaminhamento para tratamento com um fonoaudiólogo, podem comparecer no local e agendar a consulta, ou, ainda, entrar em contato pelo número (27) 3236-8306.

Por Ascom Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*