DESABAMENTO em CARIACICA | Especialistas do CREA/ES fazem vistoria no local

today31 de março de 2022
remove_red_eye205

Uma equipe de especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – CREA/ES – esteve na manhã desta quinta (31) no local onde uma casa desabou no município de Cariacica, no bairro Flexal II, no final da tarde de ontem (30), na qual tinham três idosos dentro da residência. O imóvel tinha três andares.

De acordo com os especialistas do CREA/ES, a casa tinha sérios problemas de construção. O gerente de fiscalização do órgão, Leonardo Leal, explicou que a estrutura entrou em colapso por erros na construção da residência.

“A laje não tinha ferro, era só concreto. O pilar estava fora de norma, pois a área de seção mínima é de 360 centímetros quadrados e estava com 200 ou 160cm, menos da metade do permitido. Todas as peças estruturais – pilar, viga e laje – estavam em desconformidade com a NBR 6118, que um engenheiro saberia dimensionar. A estrutura estava subdimensionada”, concluiu.

Já a Defesa Civil de Cariacica informou que a parte da casa que não desabou foi demolida e os escombros serão retirados para que não haja mais acidentes.

O Corpo de Bombeiros, em nota, disse que a equipe conseguiu retirar as duas idosas que ficaram feridas, e que o senhor José Laurindo, de 79 anos, foi encontrado sem vida com a ajuda do cão farejador da equipe K9.

Os idosos moravam na mesma casa.

“O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender uma ocorrência de desabamento de residência, no início da noite dessa quarta-feira (30), no bairro Flexal II, em Cariacica. A equipe chegou ao local e conseguiu retirar, imediatamente, duas vítimas dos escombros, que foram encaminhadas a um hospital. Porém, havia informações de que uma terceira pessoa poderia estar no local. A equipe de K9 foi acionada e com trabalho fundamental do cão farejador, o corpo foi encontrado. A Polícia Civil foi acionada, assim como a Defesa Civil Municipal, para realizar avaliação estrutural da edificação”, diz a nota.

José Laurindo, que foi encontrado após seis horas de buscas, era casado com uma das idosas que ficou ferida. Ele e a esposa estariam na cozinha no momento do acidente. A outra idosa, cunhada dele, estava na sala.

MAIS INFORMAÇÕES DO CREA/ES
Especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) constataram que a casa que desabou na noite da última quarta-feira (30/3), no bairro Flexal II, em Cariacica, foi executada de maneira irregular, sem projetos, sem anotações de responsabilidade técnica, sem acompanhamento de um profissional de engenharia e, além disso, não recebia nenhum tipo de manutenção.

O presidente do CREA/ES, engenheiro Jorge Silva, faz um alerta: “As edificações têm vida útil predeterminada, ou seja, foram dimensionadas para um finalidade especial, para um tempo específico. Diante disso, a falta de manutenção, assim como o uso indevido, pode expor um determinado imóvel a grandes riscos, até mesmo causando vítimas, como infelizmente ocorreu neste caso”.

O engenheiro Leonardo Leal informou que alguns municípios possuem lei específica relacionadas à manutenção preventiva e periódica de imóveis e que a recomendação é seguir essas normas. Porém, orienta que a população, a qualquer sinal de alteração estrutural – como rachaduras, trincas, fissuras ou qualquer outra evidência de instabilidade – procure um profissional ou empresa legalmente habilitado para realizar uma vistoria técnica. “Não existindo qualquer indício de que a estrutura está passando por instabilidades, a sugestão é de que as vistorias nos imóveis, acompanhadas ou não de manutenção preventiva e corretiva, sejam feitas no período de cinco em cinco anos, pelo  menos”, explicou o gerente de fiscalização do CREA/ES.

Após os trabalhos desenvolvidos por profissionais do Conselho no local do desabamento na manhã de hoje (31/3), as equipes produzirão um relatório de vistoria técnica e fiscal contendo os dados coletados e descrevendo as possíveis causas do desabamento. O material será encaminhado à Defesa Civil e a Prefeitura Municipal de Cariacica nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*