Espírito Santo inicia vacinação de trabalhadores ferroviários contra a Covid-19

today8 de junho de 2021
remove_red_eye199

Em mais uma estratégia estadual para ampliar a imunização de grupos prioritários contra o novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Espírito Santo deu início à vacinação dos trabalhadores do transporte ferroviário. Serão utilizadas doses de reserva técnica que o Estado recebe do Ministério da Saúde.

Em ato simbólico no Palácio Anchieta com a presença do governador Renato Casagrande, cinco representantes da categoria foram vacinados na manhã desta terça-feira (8).

Para este primeiro momento, em pactuação entre Estado e município, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a antecipação da imunização da categoria será destinada aos ferroviários que atuam no transporte de passageiros coletivos. Para os demais trabalhadores do transporte ferroviário, a vacinação terá início junto às definições do Plano Nacional.

A vacinação dessa categoria será realizada no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. As doses serão encaminhadas ao município até o final desta semana. Atualmente, o Estado possui aproximadamente 250 ferroviários que transportam passageiros.

Em sua fala, o governador destacou a continuidade da vacinação de profissionais que estão hoje mais expostos ao vírus.

“É uma alegria dar esse passo em direção à vida e valorizando a ciência. Sabemos que existem vários profissionais expostos e estamos caminhando categoria por categoria. Ainda esta semana iniciaremos a vacinação dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social. Já concluímos a imunização dos profissionais da segurança pública com a primeira dose e, nos próximos dias, concluiremos também os professores. Já iniciamos os rodoviários e avançamos com os portuários e aeroportuários. Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e isso nos deixa tristes. Por isso, precisamos seguir cumprindo os protocolos de biossegurança”,  afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou a notável necessidade da vacinação dessa categoria. “A imunização dos ferroviários é fundamental para garantir segurança aos passageiros e também a essa categoria tão especial. Ressalto que a vacinação é essencial para que possamos vencer essa doença, e que toda a população que tem essa oportunidade deve se vacinar”, pontuou.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também participou do ato simbólico e lembrou que o Espírito Santo está entre as cinco unidades da Federação com maior população vacinada. “Agradeço a todos por esse feito, as equipes do Governo do Estado, junto com as equipes municipais, que estão executando a vacinação. Acho importante vacinarmos os ferroviários e, no decorrer da semana, os profissionais da assistência social. Também o meu agradecimento, mais que especial, aos profissionais do SUS que, sob a proteção de Deus, estão salvando vidas”, disse.

Depoimentos
“Hoje é um dia que significa esperança. Estou com um misto de sentimentos: com muito alívio, alegria e emoção por estar recebendo essa dose. A nossa classe está muito feliz em ser contemplada e ter a certeza que chegaremos em casa mais seguros, podendo proteger mais a nossa família” – Kelly Daniella Guimarães Pereira, chefe de trem.

“No momento que me avisaram que seria vacinado, eu não acreditei. Fiquei muito feliz e satisfeito. Sempre incentivei as pessoas para a vacinação, e é necessário ter a consciência que esse é um passo muito importante, mas que os cuidados para prevenir a Covid-19 devem permanecer mesmo após esse ato” – Fábio Alexandre Amorim, maquinista.

“Estou extremamente feliz com esse momento. Algumas pessoas da minha família já estão sendo vacinadas e eu aguardava a minha vez. Não imaginei que chegaria tão rápido. Grato por ter sido escolhido para o ato de hoje e por minha categoria ser vacinada” – Elicarlos da Luz Rabello, atendente de bilheteria.

“Eu estava muito ansiosa para a chegada desse momento. Trabalho diretamente com os passageiros e essa vacinação é muito importante para proteger a minha categoria e as próprias pessoas que são transportadas” – Virgínia dos Reis AJve, atendente de bilheteria.

“Estava esperando muito por esse momento. Sou muito grato por estar aqui e por receber essa primeira dose, que traz um pouco mais de alívio e esperança para todos. Espero que essa oportunidade chegue a toda população e que a real importância da vacinação seja compreendida” – Sandro Silva Anders, maquinista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*