Estudantes da Serra vão arrecadar tampas plásticas para reciclagem
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta II, é a primeira unidade de ensino da Serra a receber o Programa Tampinha do Bem, em parceria com o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES).
O programa de conscientização ambiental, vinculado à Indústria do Bem, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), faz parte da parceria entre a Prefeitura da Serra e o Sindiplast-ES.
Gincana da arrecadação
Alunos e corpo técnico da EMEF vão participar de uma espécie de gincana de arrecadação de tampas plásticas na comunidade. Serão disponibilizados coletores para os estudantes, que devem arrecadar tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante e outros, e ainda tampas de tubos de creme dental, por exemplo.
Segundo o secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, após a coleta, o Sindiplast-ES fica responsável pela pesagem, e o material recolhido pode voltar para escola em dinheiro e outros benefícios.
Conscientização e geração de renda
“O programa tem diversas finalidades, como a conscientização sobre o descarte adequado de material plástico, estimular a reutilização desse material e proporcionar conscientização entre os participantes da gincana, além da geração de renda”, destacou o secretário.
Na EMEF Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, o Tampinha do Bem vai envolver cerca de 540 pessoas, entre os estudantes matriculados e servidores.
Curiosidade
Fabricadas em sua maioria, em polipropileno, as tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado, uma vez que, em apenas dois dias, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria.