Gandini homenageia Escola Elza Lemos Andreatta por destaque no “Projeto Ser ONU”

today1 de dezembro de 2025
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Escola Elza Lemos Andreatta se destaca entre 18 unidades estaduais ao participar do “Projeto Ser ONU”, que mobilizou 420 alunos e discutiu temas globais com protagonismo dos estudantes da rede pública

A Escola Elza Lemos Andreatta, da região da Grande São Pedro, em Vitória, foi homenageada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Fabrício Gandini (PSD), durante a última reunião do colegiado neste ano, realizada nesta segunda (1°).

Ao todo, 30 alunos e nove professores foram reconhecidos pelo desempenho no Projeto Simulação Estudantil da ONU – Ser ONU, iniciativa inédita na rede pública estadual capixaba.

Gandini, membro da Comissão de Educação e autor do requerimento, destacou a importância de valorizar iniciativas que fortalecem a juventude.

“É sempre importante destacar o trabalho de pessoas que transformam vidas. O Ser ONU dá protagonismo aos nossos jovens e os afasta das drogas, ao mesmo tempo em que estimula reflexão e diálogo sobre os conflitos do dia a dia”, afirmou.

O deputado ressaltou ainda que a Assembleia já abre anualmente o projeto para escolas particulares, e agora quer ampliar esse espaço também para a rede estadual.

“Fiz o convite para que a abertura do Ser ONU das escolas públicas também ocorra aqui, neste espaço de diálogo que é a Assembleia. Essa homenagem foi justíssima para uma escola que se destacou”, completou.

O coordenador pedagógico do Ser ONU, professor Sávio Pulchera Rangel, explicou que o projeto reuniu 18 escolas da rede estadual, com apoio de 100 professores, mobilizando 420 estudantes entre os dias 5, 6 e 7 de novembro, nos debates realizados no Sesc Santa Cruz, na Serra.

Os participantes discutiram temas de grande relevância global em cinco comitês: COP 30 e meio ambiente, racismo no esporte, violência contra a mulher, conflito Israel x Palestina e regulação da internet.

Rangel celebrou o desempenho da Elza Lemos Andreatta.

“Foi a primeira vez que escolas estaduais realizaram um projeto deste porte. A Elza Lemos Andreatta foi um dos grandes destaques, apresentando excelentes propostas e demonstrando empatia, tolerância, escrita e trabalho em equipe”, disse.

Ele reforçou que as resoluções debatidas serão usadas como material de estudo nas escolas.

O professor Filipe Marinho de Oliveira ressaltou o significado da conquista diante da realidade dos estudantes.

“É uma grande vitória diante de salas superlotadas e condições sociais difíceis. Nossos alunos deram um exemplo de civilidade e respeito ao discutir temas essenciais para o bem comum”, afirmou.

O protagonismo estudantil ficou evidente nos depoimentos. Para Brian Santos, morador da Grande São Pedro, participar parecia algo distante.

“Era uma utopia. Agora percebo o poder da nossa voz. Esse projeto mudou a minha vida”, relatou.

As estudantes Larissa Rebouças e Kézia Nascimento também destacaram o impacto do Ser ONU. “Espero ter novas oportunidades”, disse Larissa.

Kézia completou: “É uma excelente chance de desenvolvimento social e de oratória. Quero que o projeto cresça e mude a nossa realidade.”

O presidente da Comissão de Educação, deputado Marcos Madureira (PP), parabenizou os participantes. “O movimento é espetacular. Precisamos abraçar esses estudantes e reconhecer o esforço de professores e alunos”, declarou. Também participaram da homenagem os deputados Dary Pagung (PSB) e Fábio Duarte (Rede).

créditos Gleberson Nascimento

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