Guarapari inicia campanha de vacinação antirrábica neste sábado (08)

today7 de junho de 2024
remove_red_eye178

Começa neste sábado (08) a Campanha Municipal de Vacinação 2024, contra a raiva. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), terá início na zona rural, durante os meses de junho, julho e agosto. Já na área urbana, a campanha de vacinação acontecerá durante o mês de setembro. 

Neste sábado, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão às residências rurais para vacinar os cães e gatos, das 8h às 16h, em Recanto da Sereia, Vilage do Sol, Praia do Sol, Viveiros, Ilha do Sol.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e para os humanos, tendo como característica uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O contágio ocorre principalmente através de mordedura, arranhadura ou pela saliva de animais infectados com a doença.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana.

É responsabilidade de todos os proprietários de animais participar da campanha contra a raiva. A vacina serve para proteger não só a saúde do seu bichinho, mas a sua também.

Importante saber:
– A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
– A vacinação é anual;
– Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
– Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
– Banho deve ser normal.

Proprietários que queiram vacinar seu cão ou gato, também podem ir ao CCZ, de segunda a sexta, das 7h às 16h. O CCZ fica localizado na Rua Monazita, s/n, bairro Santa Mônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*