Inscrições para curso gratuito sobre educação financeira até esta terça (08)
As pessoas que têm interesse em aprender sobre orçamento doméstico, planejamento financeiro ou que precisam de orientação para “sair do vermelho” poderão participar do primeiro curso on-line, gratuito, do Programa de Educação Financeira para Consumidores.
Promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) o curso conta com cinco mil vagas que foram disponibilizadas para todo o país e o prazo de inscrição termina nesta terça (08).
O objetivo geral do Programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos. O curso on-line terá início no dia 22 deste mês com término no dia 12 de dezembro, com carga horária de 20 horas e duração de três semanas.
O curso é o primeiro de uma série de três, que comporão uma trilha de aprendizagem, para oferecer ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.
Os interessados deverão solicitar a inscrição pelo portal “Defesa do Consumidor”, por meio do preenchimento de formulário disponível neste link http://defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc
É indispensável o preenchimento de todos os dados pessoais solicitados, essencial para proceder a certificação do aluno junto à Universidade de Brasília (UNB). O resultado do processo simplificado de seleção de candidatos para o preenchimento das vagas no Curso 1 será anunciado na próxima sexta-feira (11). O curso é aberto a todos os consumidores com idade superior a 16 anos.
“Essa é uma excelente oportunidade para o jovem consumidor aprender desde cedo a equilibrar as suas finanças e administrar o seu salário. A educação e a informação são a saída para reduzirmos o índice de endividados no Estado e no País”, disse a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.
Serviço
Curso 1 – Programa de Educação Financeira para Consumidores
Carga horária: 20 horas, com duração de 3 semanas
Inscrições até 08/11
Divulgação do resultado: 11/11
Período do curso: 22/11 a 12/12
Público: Aberto a todos os consumidores com idade superior a 16 anos