Itapemirim | Conselho garante mais transparência na gestão municipal
Os interessados em compor o colegiado devem se inscrever no Governo Digital no Portal da PMI
Para garantir mais espaços de participação democrática na administração municipal, a Prefeitura de Itapemirim criou o Conselho Municipal de Transparência, que prevê a participação de membros da sociedade civil de diversos segmentos. O conselho consiste na organização de um fórum de debates para o aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle, além do incremento de medidas de transparência na gestão municipal.
Os interessados em fazer parte do colegiado, que terá caráter deliberativo e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência (SIGET), devem se inscrever a partir desta terça-feira (15) por meio do Governo Digital disponível no Portal da Prefeitura de Itapemirim.
“A criação do conselho visa ampliar a transparência dos atos da administração pública, bem como aproximar o poder público da população”, defendeu o prefeito Thiago Lopes. O decreto com a criação do órgão será publicado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (14).
O conselho contará com a participação de representantes da sociedade civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), segmentos diversos, como o de comércio, pesca e agricultura, além de membros das igrejas evangélicas e católica e também dos distritos de Itaipava/Itaoca, Sede, Itapecoá, Rio Muqui e Grande Piabanha.
Entre as atribuições do colegiado estão a formulação das diretrizes da política de transparência da gestão de recursos públicos, sugestões de projetos e ações prioritárias da política de transparência da gestão de recursos públicos, além da modernização do Portal da Transparência do Município de Itapemirim, dentre outras.
por Vandique Magalhães
Assessor de comunicação PMI