Novembro Azul: é o mês para cuidar da saúde do homem

today31 de outubro de 2014
remove_red_eye212

O próximo mês em Alfredo Chaves será dedicado a saúde do homem. É o Novembro Azul voltado a campanha de orientação, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As ações começam dia 05 e seguem até 20 de novembro com palestras, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, sífilis, HIV, hepatite B e C, atendimento odontológico e exames de PSA, coordenados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), do município.

Conforme a enfermeira Eveli Danila Callente Sinhorelli, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, o preconceito para a prevenção da doença ainda existe, mas o público masculino já está mais consciente da importância em se cuidar. “Vamos fazer uma campanha de mobilização durante todo o mês e contamos com a participação dos homens. Os casos suspeitos serão todos encaminhados para a primeira consulta com médico especialista”, informou.

Novembro Azul: o movimento é realizado em todo país em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Conforme dados, apenas 32% dos homens declararam já ter feito o exame e cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata já estão em estágio avançado. Quando descobertos no início, 90% dos casos da doença são curáveis.

Programação ESF Sede
05/11 – Palestra com Dr. Wesley com o tema “Prevenção do Câncer de Próstata”. Local: Câmara Municipal, às 13h

12/11 – Palestra do Grupo HIPERDIA com Dr. Wesley na comunidade de Cachoeira Alta Alta, às 13 hs. Tema: Saúde do Homem em Foco.

14/11 – Teste de glicemia capilar a partir das 7h30min na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da sede para homens com pressão arterial acima de 130 x 80 mmhg, como parte das atividades do Dia Mundial do Diabetes.

17/11 e 18/11 – Atendimento odontológico somente para homens.

19/11 – Palestra do Grupo HIPERDIA com Dr. Wesley na comunidade de Cachoeirinha, às 13hs. Tema: Dislipidemias (aumento de gorduras no sangue)

20/11 – Realização de teste rápido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da sede das 7hs às 16hs e rastreamento de câncer de próstata através do exame PSA de 7hs às 11hs, agendamento com as Agentes Comunitárias de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*