Primeiro período de defeso do caranguejo segue até o próximo dia 30

today10 de outubro de 2014
remove_red_eye439

Atenção população anchietense! A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), informa que o primeiro período de defeso do caranguejo segue até o dia 30 de novembro. Nessa fase, os animais estão em fase de crescimento e trocam sua carapaça.
Por isso, de acordo com portaria federal, está proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização.

Ainda, para garantir a preservação da espécie, a SEMAM mantém rigorosa fiscalização, nos manguezais de todo o município, por terra, rio e mar.

Além da fiscalização, o governo municipal realiza também ações educativas, como divulgação das datas do defeso para conscientizar a população. Todas as atividades estão sendo promovidas em parceira com a Guarda Ambiental do Município e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

“O trabalho de fiscalização é fundamental para garantir a perpetuação dos caranguejos. É necessário que cada cidadão faça a sua parte, dessa forma estaremos ajudando a preservar a espécie para que ela não desapareça como muitas outras”, disse a coordenadora das Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Benevides.

Destaca-se que a proteção da espécie foi estabelecida pela Portaria Federal nº052/2003, e a legislação prevê ainda outro ciclo da andada, entre os dias 1 e 12 de dezembro e que também precisa ser respeitado.

Denúncias
Estabelecimentos e catadores flagrados comercializando caranguejo podem sofrer diversas penalidades. Além disso, os catadores que desrespeitarem a legislação podem perder benefícios concedidos pela Prefeitura e até mesmo a licença para trabalhar.

Denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta pelo telefone (28) 3536-3750 / 3536-1867 ou pelo e-mail [email protected] de segunda a sexta, das 8 às 17h. As pessoas também podem ligar para a Guarda Ambiental pelo (28) 3536-1445, que funciona 24 horas, todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*