Programa da Secretaria de Agricultura em Itapemirim beneficia pecuaristas

today13 de outubro de 2014
remove_red_eye114

O governo municipal vem distribuindo, gratuitamente, ração balanceada aos pecuaristas de Itapemirim. O programa, que vem sendo aplicado pela secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural desde abril, beneficia a aproximadamente 200 produtores de leite e queijo.

De acordo com o secretário, Luciano Henriques, a economia que os pecuaristas passaram a fazer a partir da distribuição de ração bovina de alta produtividade, apresenta diversas vantagens aos produtores: “Com a economia que os pecuaristas fazem, eles adquirem ordenhadeiras mecânicas; reformam currais; constróem novos estábulos; compram silagem, milho e cana, além de poderem fazer aquisição de novas matrizes para sua produção”, comenta.

Além de outros avanços, é importante relatar a redução do êxodo rural, conforme declara o produtor Elizeu Coutinho: “Isso é o que mais ajuda o produtor, porque sem incentivo é difícil continuar a vida no campo. Podemos ver que muitos estavam abandonando e indo para a cidade, mas, agora, que não precisamos mais comprar o farelo, ficou muito bom”, garante.

Constatado pelos próprios produtores, o farelo não só sustenta o gado, como também ajuda a aumentar a quantidade de leite. Vale ressaltar que a secretaria desenvolve outros projetos em prol do homem do campo, como a entrega de mudas de plantas diversas, incluindo, frutíferas.

O município, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader), tem dado todo o suporte que o produtor rural precisa, como reparos nas vias para melhor escoamento da produção, apoio dos técnicos e a vacinação do gado, entre outros.

Por José Geraldo Oliveira
DRT-ES 2.141/07

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*