Santuário divulga programação da Festa Nacional de São José de Anchieta

today25 de maio de 2021
remove_red_eye276

Santuário Nacional de São José de Anchieta anuncia a programação da festa do jesuíta, apóstolo e padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, que foi contemporâneo de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus. Junto à divulgação da programação da Festa, o Santuário de Anchieta deu início a uma campanha de divulgação no Instagram.

Entre os dias 31 de maio e 09 de junho, acontecerá a Festa Nacional de São José de Anchieta. Serão 10 dias de festa a partir do Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta.

O tema ‘Ver novas todas as coisas em Cristo’ foi escolhido por ser também o tema do Ano Inaciano, que teve início na última quinta-feira (20). Trata-se do período comemorativo dos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. A mesma ordem religiosa do Papa Francisco e da qual Anchieta passou a fazer parte quando Inácio ainda era o Superior da recém criada ordem dos jesuítas.

Foi em 20 de maio de 1521, que Inácio foi ferido por uma bala de canhão durante uma batalha na fortaleza da cidade de Pamplona, na Espanha, no período de recuperação, começa a transformação de sua vida. Um processo de conversão que mudou não apenas a sua vida como deixou marcas na história.

Participação prioritariamente on-line
Pelo segundo ano consecutivo, toda a programação será transmitida pela internet. A participação será prioritariamente on-line.

A novena e as missas que serão celebradas no interior do Santuário acontecerão com restrição de público e o devido cumprimento de todas as exigências sanitárias. Durante o período da festa, o Santuário estará aberto para visitação, quando também serão exigidas as regras de distanciamento social, uso contínuo de máscara e higienização das mãos.

A festa não estará concentrada apenas nas atividades dentro do Santuário, também sairá às ruas da cidade de Anchieta em dois momentos: uma procissão no dia de Corpus Christi e em uma carreata, após a missa de encerramento, que neste ano acontecerá às 16h.

Contudo a Festa de São José de Anchieta é ainda mais ampla. A cada dia haverá uma participação especial com histórias e depoimentos sobre a presença de São José de Anchieta e dos jesuítas no Espírito Santo e no Brasil.

Para o reitor do Santuário, padre Nilson Marostica, a festa é uma oportunidade para conhecer mais São José de Anchieta, especialmente os capixabas. Quanto ao tema, trata-se de um momento oportuno para repensar todas as circunstâncias que vivemos e, a partir desse novo olhar, transformar as realidades que encontramos, a começar por nós mesmos.

10 mil seguidores no Instagram
Para ter um alcance ainda maior, outro convite especial para a Festa de Anchieta neste ano é alcançar um número maior de pessoas que acompanham o perfil do Santuário no Instagram. Com o aumento do público será possível ampliar as possibilidades de interação e disponibilizar novos formatos de conteúdo.

O acesso a mais ferramentas da plataforma é liberado quando o perfil alcançar o número de 10 mil seguidores. Hoje são 3,3 mil pessoas que acompanham a rede social, a equipe do Santuário pretende chegar a esse número durante a Festa de 2021.

PROGRAMAÇÃO
Ver novas todas as coisas em Cristo
De 31 de maio a 09 de junho

De 31/05 a 02/06 – Novena e Missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Dia 03/06 – Corpus Christi
15h – Procissão | Translado com o Santíssimo pelas ruas da cidade de Anchieta – carreata.
19h – Novena e missa | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

De 04/06 a 09/06 – Novena e missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Dia 09/06 – Festa Nacional de São José de Anchieta
16h – Missa | Transmitida ao vivo pelas redes sociais e pela TV Guarapari.
18h – Carreata pelas ruas da cidade de Anchieta.

Redes Sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Instagram @santuariodeanchieta
Facebook @santuariodeanchieta
YouTube TV Santuário de Anchieta
Site www.santuariodeanchieta.com

Foto Fernando Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*