Servidores de Anchieta participam de programa de reeducação alimentar

today7 de abril de 2015
remove_red_eye158

Com o intuito de auxiliar os servidores públicos a melhorar os hábitos alimentares e a redução dos índices de obesidade, a Prefeitura de Anchieta realiza o Programa de Emagrecimento e Reeducação Alimentar do Servidor (Peras).

O programa Peras é realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, por meio da Saúde Ocupacional do Servidor. O encerramento da segunda turma do programa ocorreu no último dia 27 de março.

O Peras tem o objetivo de desenvolver ações de orientação para melhoria dos hábitos de vida de forma multiprofissional, visando à reeducação alimentar dos servidores públicos municipais de Anchieta, reduzindo índices de obesidade e prevenindo o aparecimento de doenças relacionadas ao excesso de peso.

O acompanhamento é realizado através de atendimentos individuais e grupais aos servidores que se apresentem acima do peso ideal (IMC acima de 30) visando a prevenção de outras doenças relacionadas a obesidade e a melhoria na qualidade de vida.

Para a segunda etapa do Programa, houve uma grande procura dos servidores municipais totalizando 99 inscrições. No entanto, 30 servidores que preenchem o perfil do programa foram selecionados.

Os servidores iniciaram o acompanhamento em agosto do ano passado e o encerramento ocorreu no último dia 27 de março de 2015. Ao todo 18 servidores mantiveram a participação e obtiveram ótimos resultados.

Durante a realização do programa Peras, os servidores contaram com atendimento individual com nutricionista, participaram de seis encontros grupais onde foram discutidos diversos assuntos relacionados à nutrição, atividades físicas, controle de ansiedade e estresse, além da oportunidade de poderem expor e vivenciar suas experiências, conquistas e dificuldades do dia a dia.

De acordo com a coordenadora da Saúde Ocupacional do Servidor, Juliana Brito, o segundo grupo de servidores a participar do Programa PERAS, manteve-se engajado, demonstrando motivação e obtendo excelentes melhorias para saúde e qualidade de vida.

“A segunda turma/etapa do Peras foi um sucesso e nos trouxe belos exemplos de luta, persistência e melhoria da qualidade de vida dos servidores participantes. O empenho para o alcance do objetivo foi evidente e os servidores obtiveram ótimos resultados com o programa, garantindo qualidade não só no trabalho, mas também em todos os campos de sua vida”, disse.

Servidores mostram resultados de perda de peso e medidas ao final do programa 
Durante o encerramento da segunda etapa do programa Peras, os servidores que tiveram melhor desempenho na redução de pesos e medidas foram premiados.

A servidora Lidiane Santos de Lima, que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente obteve uma redução de peso de 9 kg, ficou em terceiro lugar e ganhou uma bela caixa de maquiagem.

Já o servidor Nathan Gonçalves Rosa Reis, da secretaria de Administração, reduziu 10 kg e foi contemplado com um circulador de ar.
A grande vencedora foi a servidora Jocimara Moraes da Purificação, professora da Secretaria de Educação, que obteve uma perda de 21 quilos. Ela ganhou uma linda bicicleta.

“Para mim foi uma experiência ótima, porque eu estava com 104 kg quando eu comecei o programa, e agora estou com 83 kg, perdi 18 kg até a última consulta e continuo perdendo, perdi mais 3 kg nesse ultimo mês, totalizando 21 kg. O programa Peras me fez mudar e mudar também a todos da minha casa, meu marido também emagreceu. Mudou tudo, tudo mesmo e vamos continuar, com toda certeza” disse a servidora Jocimara em seu depoimento.

Vale considerar que os resultados não foram apenas em perda de peso, mas também os servidores perderam medidas, conseguiram diminuir o uso de medicamentos para pressão arterial e diabetes e, principalmente, a reeducação alimentar e a melhora na qualidade de vida puderam ser destacados.

Em seu relato, o servidor Moacir Cândido Santana, destaca esses fatores “Foi muito bacana a participação no Peras, principalmente a ajuda dos profissionais. Me senti bem, aprendi muito, sou outra pessoa. Aprendi a comer mais devagar, consigo me controlar em churrascaria, estou dormindo melhor, estou mais feliz. Minha vida melhorou muito”, disse.

Saiba mais
O Programa de Emagrecimento e Reeducação Alimentar do Servidor (Peras) contou com a parceria entre a Saúde Ocupacional do Servidor, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Novas inscrições para participar do Peras estarão abertas a partir do segundo semestre deste ano.

Por Ascom Anchieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*