Uma vida mais saudável em Viana

today23 de abril de 2015
remove_red_eye300

Uma alimentação saudável é indispensável na vida de qualquer pessoa, não somente pela estética, mas principalmente quando o assunto é saúde. Foi pensando nisso que a moradora Lucia Bremenkamp Pereira, de Santa Terezinha, em Viana, procurou o acompanhamento nutricional oferecido no Núcleo de Saúde no município e mudou os hábitos alimentares. Ela conta que o acompanhamento tem garantido a qualidade de vida e até melhorado sua autoestima.

Lúcia explica que conseguiu eliminar quatro quilos mudando a rotina alimentar. “Fiz o acompanhamento com a nutricionista no Núcleo de Saúde e mudei totalmente a minha alimentação com sucos naturais, verduras, legumes e frutas. Pão integral, macarrão integral foram incluídos na dieta”, explicou.

Outro ponto positivo, segundo ela, é que com a dieta, sua autoestima tem melhorado, e até o diabetes tem diminuído. “Para emagrecer você deve estar bem consigo mesma e disposta a mudar. Afinal, entrar naquela calça que estava apertada ou que não servia mais, não tem preço”, brinca.

Lúcia explica que devido à rotina de trabalho e outras atividades, às vezes a prática de exercícios fica de lado, mas que vai procurar um tempo para realizar uma caminhada ao final do dia, após o expediente. “Agora o que está faltando para minha dieta ficar completa são os exercícios físicos que vou arrumar um tempo para fazer”, garantiu.

Outro segredo para o sucesso dos resultados foi eliminar os produtos gordurosos. “Passei a utilizar produtos light e integrais e inclui cereais que são ricos em fibras. Também cortei o refrigerante do meu dia a dia e substitui por sucos naturais, o que tem sido a diferença”, reforça.

A auxiliar de serviços gerais Ester Nascimento da Silva, moradora do bairro Santo Agostinho, também é outro exemplo. Ela procurou o atendimento nutricional no município e disse que está gostando do resultado. “Estou muito satisfeita, já perdi cinco quilos. Ainda quero perder mais, mas estou contente com o meu progresso até agora. Comecei o acompanhamento no ano passado, mas acabei desistindo. Percebi que tinha que tentar de novo e procurei em janeiro a nutricionista”, conta.

Ester disse que sentia muitas dores nas pernas e cansaço. “Cheguei a pesar 99 quilos. Cortei muitas coisas como refringentes que sempre tomei em excesso e doces. Passei a me alimentar com produtos integrais e cereais como aveia. Nunca mais senti esses sintomas”, afirma.

A mudança também contou com o auxílio da dança que foi primordial nesse processo. Ester pratica zumba em casa mesmo, todos os dias, antes de ir trabalhar. “Apesar do esforço de acordar cedo, a sensação no fim do treino é recompensadora, é um sentimento de missão cumprida. Sempre gostei de dançar e a zumba me ajudou muito a emagrecer”, disse animada.

De acordo com a nutricionista Daniele Cristina Lyrio, que realiza o acompanhamento nutricional no Núcleo de Saúde em Viana, o trabalho já demonstra resultados positivos, com a diminuição de consumo de alimentos que não são saudáveis, como refrigerantes, por exemplo, a maioria dos pacientes está satisfeita com as conquistas na saúde.

“Percebemos que a maioria, já na primeira consulta, sai com uma ideia diferente para as mudanças que precisam fazer para uma alimentação saudável e logo começam a perder peso, o que favorece a cura ou a redução de várias doenças. A informação é muito importante e esclarecemos todas as dúvidas, inclusive, conseguimos deixar claro que não fica caro fazer dieta, pois há boas alternativas dos produtos a serem consumidos”, explica.

Saiba mais sobre o serviço
Semanalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas, são oferecidas 40 consultas e, durante uma hora, a nutricionista realiza avaliação antropométrica (pesa e mede), prepara o histórico do paciente e organiza o recordatório alimentar para saber como é feita as refeições diariamente. Tudo isso para fazer o planejamento do tratamento que será adotado e acompanhado pela equipe.

Atendimento nutricional
Local: Núcleo de Saúde de Viana (funciona na Rua Ovídio Alvarenga, no antigo Pronto Atendimento, no centro de Viana).O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas.

Para o atendimento, o morador precisa ter o encaminhamento fornecido pela unidade de saúde do bairro onde ele se consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*