Vitória tem olhar especial e rede capacitada para pessoas em situação de rua
Um olhar especial e cuidadoso para quem vive em situação de rua na capital. Para minimizar as dificuldades enfrentadas por esse público, bem como acolhê-lo, a Prefeitura de Vitória realiza a oferta de vários serviços. Entre eles, está o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
As equipes contam com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais para atender as pessoas em situação de rua. Esses profissionais trabalham para identificar as necessidades delas, estabelecendo contato com os serviços que possibilitem sua reinserção no âmbito familiar e na comunidade.
De acordo com o psicólogo Pedro Rangel, que atua como agente do Seas há 11 anos, o atendimento proporciona aos usuários a possibilidade de conseguirem se ver enquanto pessoas com direitos violados, sensibilizando-os para adesão aos serviços que a administração municipal oferta.
“Nós abordamos pessoas em situação de violação de direitos, estabelecemos vínculo entre elas e o município, conhecemos suas histórias de vida e ofertamos encaminhamentos com potencial para que possam superar as dificuldades”, pontua ele.
As equipes do Seas atuam de segunda a sexta-feira, das 8 horas até meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 23 horas.
Busca ativa
Com esse trabalho, é possível realizar a busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras formas de violação dos Direitos Humanos, encaminhando-os aos órgãos de garantia de direitos e à rede socioassistencial e de saúde.
Entretanto, nem sempre é fácil fazer com que a pessoa que está em situação de rua se abrigue em um Albergue ou frequente o Centro-Pop, por não haver, na maioria dos casos, a aceitação da proposta de deixar as ruas e receber tratamento, acompanhamento e reinserção familiar.
“Depende de diferentes fatores. Por exemplo, se o que as fizeram romper o vínculo com a família foi o conflito familiar, a possibilidade de reinserção é remota”, explica Pedro.
O atendimento a essa população é feito por uma vasta rede, composta por Centro-Pop, Albergue para Migrante, Hospedagem Noturna, Casas Lares, Abrigo, Casa República, alojamento para famílias, Consultório na Rua e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
“O Seas é um serviço essencial para o município trabalhar com a população em situação de rua e várias violações de direitos que nós temos na cidade. Ele representa os olhos da Prefeitura de Vitória, por meio da Semas, de manhã, à tarde e à noite, para essa população, além de acolher, criar vínculos e entender a história de cada pessoa”, explica Cintya Schulz, titular da Semas.
Como acessar os serviços?
O Seas pode ser acionado pelo Fala Vitória 156.
Endereços dos serviços de atendimento às pessoas em situação de rua:
HOSPEDAGEM NOTURNA PARA ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA
Onde fica: Rua José Marcelino, 175, Cidade Alta (atrás da Catedral)
Telefone: (27) 3022-0254
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17 às 7 horas
ESCOLA DE JOVENS E ADULTOS RECEBE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE RUAOnde fica
• Território Continental
Rua José de Carvalho, nº 374. Ilha de Santa Maria
Telefones: (27) 3381-3414, 3132-1719 e 3223-2331
• Território Centro
Avenida Aristides Freire, nº 36. Centro
Telefones: (27) 3132-8065 e 3132-8073
• Território Maruípe
Rua Dom Pedro I, nº 43. Maruípe
Telefones: (27) 3233-3420 e 3235-2880
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
CENTRO DE REFERÊNCIA ACOLHE ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA
Onde fica: Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop)
Avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste
Telefone: (27) 3132-7053
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas
ABRIGO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Telefone: (27) 3317-2171
Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas por dia.
CASA LAR
Onde fica
• Casa Lar I
Telefone: (27) 3222-5921
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas por dia.
• Casa Lar II
Telefone: (27) 3317-4632
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas por dia.
ALBERGUE PARA MIGRANTES
Onde fica
Rua Mário Cypreste, s/n, Bairro Mário Cypreste
Telefone: (27) 3132-7054
Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas por dia.
por Andreza Lopes
foto Andreza Lopes



