Prefeitura faz estudos para pagar Piso Nacional do Magistério em Marataízes

today29 de julho de 2025
remove_red_eye205

O prefeito Toninho Bitencourt e o vice-prefeito Willian Duarte anunciaram que a Prefeitura de Marataízes já está realizando estudos para adotar o Piso Salarial Nacional do Magistério no Município. O anúncio foi feito durante a Jornada de Planejamento Pedagógico 2025, realizada pela Secretaria Municipal de Educação na última sexta-feira, 25 de julho.

A Controladoria Municipal e a Secretaria Municipal de Finanças estão conduzindo os estudos necessários, e a proposta ainda precisará ser aprovada pela Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Erimar Lesqueves, acompanhou pessoalmente o anúncio e declarou total apoio à iniciativa.

O Piso Salarial Nacional do Magistério para 2025, válido para a rede pública de educação básica, foi reajustado em 6,27%, totalizando R$ 4.867,77 para uma jornada de 40 horas semanais, e R$ 3.042,36 para 25 horas trabalhadas. Estes valores são definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e devem ser observados como vencimento base dos professores.

Estima-se que pelo menos 700 prefeituras no Brasil não estão pagando o piso atualmente. No Espírito Santo, dos 78 municípios, 59 ainda não pagam o piso.

No evento a Prefeitura também anunciou que Marataízes será o segundo Município do Espírito Santo a implementar o Abono de Desempenho para os professores, como forma de reconhecimento e valorização profissional.

Ainda durante a Jornada de Planejamento Pedagógico, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, um dos palestrantes do evento, anunciou que está em análise a cessão de vagas em vários cursos para Marataízes. Os detalhes serão divulgados posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*